11 de mar. de 2010

Investigação

Deputados pedem a ministério dados sobre aplicação de fundos de pensão na Bancoop

Os deputados Gustavo Fruet (PR) e Vanderlei Macris (SP) apresentaram na Câmara requerimento de informações sobre as aplicações dos fundos de pensão Previ (dos funcionários do Banco do Brasil), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa) na Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários). O pedido é dirigido ao Ministério da Previdência Social, por meio da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), responsável pela fiscalização dos fundos de pensão.

Desvios para o PT - O documento é baseado em notícias segundo as quais o Ministério Público de São Paulo identificou aplicações da Previ, da Petros e da Funcef na Bancoop. A cooperativa é acusada de desvio de recursos para campanhas políticas do PT e enfrenta dificuldades para honrar compromissos com seus cooperados. Conforme divulgado pela imprensa esta semana, dos 53 empreendimentos imobiliários lançados até hoje pela cooperativa, 19 nem saíram do papel, prejudicando mais de 3 mil pessoas.

Fruet e Macris requisitam à SPC a listagem e cópias do inteiro teor dos relatórios de fiscalização e outros documentos disponíveis, em meio magnético, referentes à aplicação de recursos dos fundos de pensão na Bancoop e no Fundo de Direitos Creditórios/Bancoop desde janeiro de 2004. Além disso, questionam se houve intermediação de corretoras de valores nessas operações – e, caso afirmativo, os nomes das empresas, valores envolvidos e datas das operações.

Na última terça-feira (9), o senador Alvaro Dias (PR) anunciou que pedirá ao Tribunal de Contas da União (TCU) auditorias em fundos de pensão que repassaram recursos à Bancoop. (Da redação com assessoria/Foto: Ag. Câmara)

Veja a íntegra do requerimento AQUI.

Leia também:

Tucanos destacam instalação de CPI para investigar Bancoop

Nenhum comentário: