13 de abr. de 2010

Centenário de nascimento

Em sessão solene, Raquel Teixeira homenageia Chico Xavier

Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, completaria 100 anos em 2010. E para homenagear o centenário de seu nascimento, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene na manhã desta terça-feira. A deputada Professora Raquel Teixeira (GO) representou a bancada tucana e se disse honrada com a missão.

“Homenagear Chico é, na verdade, homenagear muitas coisas: Chico e sua Obra; Chico, o apóstolo do Espiritismo; o gênio da mediunidade; o medianeiro entre os dois planos de vida; o consolador de milhares de famílias que receberam de sua mediunidade abençoada a comunicação de parentes e amigos desencarnados que se comunicavam e diziam que estavam vivos, apenas em outra dimensão, trazendo a esperança de um reencontro feliz no mundo espiritual”, ressaltou Raquel.

Segundo a deputada, a maior homenagem que se pode fazer a Chico Xavier é mostrando seus exemplos de humildade, simplicidade, senso de humor, renúncia, disciplina e, principalmente, sua capacidade de amar. Ele foi caixeiro, garçom, ajudante de cozinha e funcionário público - sempre lutando com muita dificuldade.

Integrante de uma família numerosa e de poucos recursos, Chico Xavier sofreu ao longo da vida e teve seus dons sempre questionados.
“Antes dos 5 anos, o garoto via e conversava com sua mãe, o que lhe valeu muitos castigos por parte de quem achava que era tudo mentira ou alucinação”, destacou a parlamentar.

“Na escola, via e ouvia espíritos que lhe diziam o que escrever em redações. Católico, e amigo do padre, o garoto não podia imaginar o que tudo aquilo significava”, frisou a professora Raquel Teixeira.
Na verdade, a psicografia de Chico Xavier sempre provocou reações. Autor de 412 livros, reproduzidos em mais de 40 milhões de exemplares vendidos, jamais tirou um tostão sequer para si. A renda da venda dos livros sempre foi revertida em obras assistenciais. (Reportagem: Thaís Antonelli/Foto: Eduardo Lacerda)

Leia a íntegra do pronunciamento

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: