Apenas duas semanas após ser inaugurado pela ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, o porto flutuante de Humaitá (AM) foi por água abaixo. Quase 70% da estrutura de ferro cederam no último dia 8 em virtude da força da correnteza do rio Madeira. Para os tucanos, esse desabamento é fruto de improvisações e da irresponsabilidade do governo Lula.
“Um empreendimento como esse não podia ser feito na base do improviso e sem rigor técnico. Outros acidentes ainda poderão ocorrer, pois o governo está procurando acelerar os cronogramas de conclusão de suas obras, deixando de seguir parâmetros técnicos apenas para buscar a melhoria da estatística de execução do Programa de Aceleração do Crescimento”, avaliou o líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA).
Para o tucano, Dilma deveria vir à público para dar explicações sobre o desabamento. Segundo o líder, ela gosta de se apresentar publicamente apenas para "lançar novas fantasias", a exemplo do PAC 2, considerado pelo líder puramente eleitoreiro. "Esse desabamento mostra mais uma vez que o PAC é um programa de marketing, feito apenas para enganar a população”, ressaltou o deputado Nilson Pinto (PA), conhecedor da região Amazônica, onde ficava o porto.
A pressa do Planalto para tentar inaugurar o máximo possível de obras para ganhar dividentos eleitorais também foi criticada pelo deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP). “Não pensaram na vida dos trabalhadores que lá poderiam estar naquele momento. O objetivo maior foi eleitoreiro. Felizmente não houve mortes”, ressaltou.
Para o vice-líder tucano, ou a obra foi apressadamente inaugurada sem que estivesse com os requisitos de segurança adequados ou houve erro no projeto, que não levou em consideração a força da correnteza do rio. "Em qualquer um dos casos, é de estarrecer a irresponsabilidade do governo", concluiu.
Para o vice-líder tucano, ou a obra foi apressadamente inaugurada sem que estivesse com os requisitos de segurança adequados ou houve erro no projeto, que não levou em consideração a força da correnteza do rio. "Em qualquer um dos casos, é de estarrecer a irresponsabilidade do governo", concluiu.
Prejuízo milionário
- Após quase nove meses de obra e R$ 15 milhões em investimentos, dos quais 97% bancados pelo Planalto, a quase totalidade do porto de Humaitá foi literalmente por água abaixo.
- O comando do 9º Distrito Naval, representante da autoridade marítima na Amazônia Ocidental, ainda não autorizou a entrada em operação dos portos de Humaitá e Itacoatiara por problemas como falta dos certificados de segurança.
(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)
Ouça aqui o boletim de rádio
- Após quase nove meses de obra e R$ 15 milhões em investimentos, dos quais 97% bancados pelo Planalto, a quase totalidade do porto de Humaitá foi literalmente por água abaixo.
- O comando do 9º Distrito Naval, representante da autoridade marítima na Amazônia Ocidental, ainda não autorizou a entrada em operação dos portos de Humaitá e Itacoatiara por problemas como falta dos certificados de segurança.
(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)
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Um comentário:
O governo do Lula é muito desastrado, se o Serra fizer uma boa campanha atacando essas falhas cometidas ao longo de oito anos, será mamão com açúcar ele leva essa.
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