Assessor de Lula explicará declaração polêmica em audiência na Câmara
Presidida pelo deputado Emanuel Fernandes (SP), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza nesta terça-feira (27) audiência pública com a presença do assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Ele deverá prestar informações a respeito de declarações relacionadas à morte do cubano Orlando Zapata Tamayo, durante visita que autoridades brasileiras fizeram a Cuba em fevereiro último.
Segundo o autor do requerimento, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), ao assessor foi atribuída a frase: "Em todos os países há desrespeito a direitos humanos". A declaração teria sido feita por Marco Aurélio ao comentar a greve de fome que levou Tamayo à morte.
Para o tucano, os parlamentares brasileiros não podem concordar com uma justificativa antecipada como a do assessor para casos que podem ocorrer no país. "Não podemos admitir essa afirmação feita por alguém em cargo importante, sob pena de acharmos que o desrespeito aos direitos humanos é algo normal". Ainda de acordo Mendes Thame, as explicações de Marco Aurélio serão fundamentais para a comissão saber qual a influência que esse posicionamento pode ter na política externa brasileira. A reunião será realizada às 14h30 no plenário 3.
A frase:
“Em todos os países há desrespeito a direitos humanos."
Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência, ao comentar a greve de fome que levou um militante cubano à morte.
(Da redação com Ag. Câmara/Foto: Eduardo Lacerda)
26 de abr. de 2010
Direitos humanos
Marcadores:
Antonio Carlos Mendes Thame,
Emanuel Fernandes
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário