Tucanos condenam aumento exorbitante de gastos com publicidade oficial
O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), criticou nesta segunda-feira (26) os gastos exorbitantes do governo federal com publicidade e propaganda. Além de considerar os valores elevados, o tucano avalia que o Executivo também usa os veículos de comunicação para fazer propaganda enganosa sobre obras e ações sem resultado.
O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), criticou nesta segunda-feira (26) os gastos exorbitantes do governo federal com publicidade e propaganda. Além de considerar os valores elevados, o tucano avalia que o Executivo também usa os veículos de comunicação para fazer propaganda enganosa sobre obras e ações sem resultado.
Nos últimos seis anos, a Presidência da República, ministérios e estatais torraram R$ 7,7 bilhões com propaganda. Os gastos do ano passado (R$ 1,17 bilhão) superaram em 48% os R$ 796,2 milhões investidos no primeiro ano do governo Lula, em 2003.
Os deputados Alfredo Kaefer (PR) e Narcio Rodrigues (MG) também rechaçaram a prática petista de inflar os gastos com comunicação oficial. Para Narcio, a gestão petista é reconhecida por “falar muito, fazer pouco e se autopromover”. “Desde que chegou ao poder, o presidente Lula nunca desceu do palanque. Suas ações de governo são muito mais um conjunto de intenções”, criticou.
Já Kaefer lembrou que a comunicação do Estado deveria ter como prioridade campanhas institucionais em áreas como saúde pública e segurança. “Quanto desses recursos não poderiam ter sido usados em áreas como habitação ou educação? Essas despesas elevadas são características de uma gestão que precisa reiteradamente convencer as pessoas menos esclarecidas de que está administrando corretamente o país”, observou. (Reportagem: Djan Moreno/Fotos: Eduardo Lacerda)
O número
R$ 7,7 bilhões
Foi quanto a Presidência da República, ministérios e estatais gastaram com propaganda entre 2003 e 2009.
A frase
“É um volume muito grande de recursos que poderiam ser usados em tantas áreas deficitárias como saúde, educação e segurança. Não tem cabimento, nada justifica tamanha esbórnia com o dinheiro público”.
Líder do PSDB na Câmara, dep. João Almeida (BA)
Maior controle
→ O líder tucano pretende apresentar projeto de lei que imponha um controle mais efetivo sobre os gastos com publicidade feito pelos governos federal, estaduais e municipais.
Os deputados Alfredo Kaefer (PR) e Narcio Rodrigues (MG) também rechaçaram a prática petista de inflar os gastos com comunicação oficial. Para Narcio, a gestão petista é reconhecida por “falar muito, fazer pouco e se autopromover”. “Desde que chegou ao poder, o presidente Lula nunca desceu do palanque. Suas ações de governo são muito mais um conjunto de intenções”, criticou.
Já Kaefer lembrou que a comunicação do Estado deveria ter como prioridade campanhas institucionais em áreas como saúde pública e segurança. “Quanto desses recursos não poderiam ter sido usados em áreas como habitação ou educação? Essas despesas elevadas são características de uma gestão que precisa reiteradamente convencer as pessoas menos esclarecidas de que está administrando corretamente o país”, observou. (Reportagem: Djan Moreno/Fotos: Eduardo Lacerda)
O número
R$ 7,7 bilhões
Foi quanto a Presidência da República, ministérios e estatais gastaram com propaganda entre 2003 e 2009.
A frase
“É um volume muito grande de recursos que poderiam ser usados em tantas áreas deficitárias como saúde, educação e segurança. Não tem cabimento, nada justifica tamanha esbórnia com o dinheiro público”.
Líder do PSDB na Câmara, dep. João Almeida (BA)
Maior controle
→ O líder tucano pretende apresentar projeto de lei que imponha um controle mais efetivo sobre os gastos com publicidade feito pelos governos federal, estaduais e municipais.
Um comentário:
Prezado João Almeida,
A prova de que é dinheiro gasto pra propaganda eleitoreira, é que além de ter gasto uma fortuna nesta dotação, elles aumentaram em 1100% o público alvo, buscando a galera do bolsa família e agregados, aquela pessoas que embora não recebam bolsa família de certa forma se beneficiam com ela.
A propaganda do governo antes atingia apenas 182 muncípios em todo o território nacional. Hoje ela atinge 2184 municípios. Podemos deduzir que o número de pequenos meios de comunicação de baixo custo, porém de grande relação custo benefício sob o ponto de vista eleitoreiro, nas cidades pequenas que atingem o público mais modesto de forma mais difusa.
Conclui-se com isto que elles já estão fazendo campanha política há 6 anos. E esta será a tônica delles, pois o projeto 20 anos de governo PT continua em curso na cabeça dos amebóides de plantão.
Este assunto já fora antes abordado por mim em
http://rede.psdb.org.br/2010/04/24/juventude-e-politica/
Grande Abraço.
Antonio Carlos.
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