26 de abr. de 2010

Mais rapidez

Chucre defende criação de comissão para reduzir projetos acumulados

O deputado Fernando Chucre (SP) defendeu nesta segunda-feira (26) a criação de uma comissão com o objetivo de reduzir o número de projetos pendentes de votação no Congresso. Levantamento do portal “Congresso em Foco” constatou que a Câmara e o Senado acumulam atualmente 2.472 propostas nos dois plenários.

Segundo o tucano, a ideia é analisar de maneira mais objetiva os projetos para que aqueles que tratem dos mesmos assuntos possam ser apensados, reduzindo dessa forma a quantidade de propostas em tramitação. “Precisamos avaliar os projetos mais importantes, mais complexos e os que devem ser votados. É necessário ainda dar prioridade às matérias de interesse da população”, ressaltou.

Chucre ponderou que o procedimento de analisar as propostas em diversas comissões é lento, mas necessário. Para ele, isso busca dar segurança jurídica e conduzir a discussão de maneira adequada. Segundo o tucano, as matérias polêmicas ficam sempre no fim da fila porque a tendência da Casa é votar prioritariamente aquelas em que existe consenso. "Isso é ruim, pois sabemos que os projetos importantes não são necessariamente apenas aqueles em que há acordo”, concluiu.

O número
Levantamento do “Congresso em Foco” constatou que a Câmara e o Senado acumulam 2.472 projetos nos plenários: 2.135 na Câmara e 337
no Senado.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: