26 de abr. de 2010

Pingos nos is

Rita Camata lembra ao PT que Brasil não foi descoberto em 2003


Coerentes ao longo de sua história, o PSDB e partidos aliados estão preparados para debater o passado, o presente e o futuro do país. Foi o que destacou a deputada Rita Camata (ES) nesta segunda-feira (26) no plenário da Câmara. Já a realidade do Partido dos Trabalhadores é bem diferente, como lembrou a tucana.

Além de apontar uma série de incoerências do PT nestes 25 anos de redemocratização, Rita Camata recordou que o Brasil não começou em 2003, como querem fazer crer os petistas e seus aliados. “O que há de positivo e acertado em suas duas gestões originou-se do que conquistamos antes, e cabe destacar: sem a colaboração deles”, apontou, ao se referir aos governos do presidente Lula.

E não faltam exemplos. Ela citou, por exemplo, a recusa do PT de se unir em 1985, após a derrota da Emenda Dante de Oliveira, à ampla coligação em torno de Tancredo Neves para a retomada do processo democrático. A deputada recordou ainda a estridente resistência e oposição do PT ao Plano Real e à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Rita abordou, em várias áreas, “heranças benditas” recebidas pelo governo Lula e desafios que persistem (veja abaixo alguns exemplos). Ainda segundo ela, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, tem história e credenciais para determinar as melhores direções para o país.

Origem dos programas sociais
“O programas de transferência de renda, conduzidos e implementados por dona Ruth Cardoso, dão a medida de quando realmente foram iniciados e por quem foram concebidos. As iniciativas do Comunidade Solidária, como Alfabetização Solidária, Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, são indiscutivelmente os embriões do hoje Bolsa Família.”

Referências na saúde
“Foi antes do PT que criamos o Sistema Único de Saúde, o maior sistema público de saúde, e o programa de prevenção e tratamento da aids, também o maior do mundo. Foi na gestão de Serra no Ministério da Saúde que reduzimos os custos de medicamentos, enfrentando a barreira das patentes no Brasil e na OMC ”

Ensino técnico
“ Na área da educação, vem se propalando grande investimento na ampliação do ensino técnico e profissionalizante, mas foi no governo anterior que se criou o Programa de Expansão da Educação Profissional, o Proep. No primeiro mandato de Lula, nenhuma nova escola técnica foi criada”.

Habitação
“O 'Programa Minha Casa, Minha Vida' não alcançou as metas previstas e está baseado em municípios com mais de 50 mil habitantes, favorecendo ao êxodo rural, porque não há possibilidade de moradia para as pequenas comunidades com déficit nesta área”.

(Reportagem: Arthur Filho/Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: