15 de abr. de 2010

Falta de planejamento

Atraso marca preparativos do Brasil para a Copa, alerta Silvio Torres

Presidente da subcomissão da Câmara que fiscaliza a organização da Copa de 2014, o deputado Silvio Torres (SP) demonstrou preocupação nesta quinta-feira (15) com o atraso das obras nas 12 cidades-sedes do mundial e cobrou ações efetivas do governo federal para mudar essa situação. De acordo com o tucano, só metade dos estádios terão as obras iniciadas até maio, prazo estipulado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Torres participou hoje de audiência pública com envolvidos na organização dos jogos no Amazonas e no Mato Grosso para debater o problema. Diante da lentidão, o parlamentar quer definir medidas para assegurar o cumprimento dos prazos previstos no cronograma inicial.

“As maiores preocupações são com os aeroportos, estádios, saneamento, segurança e mobilidade urbana. Falta compromisso do governo para solucionar essas questões”, ressaltou. Segundo informou, em Cuiabá e Manaus, por exemplo, os aeroportos não suportam mais o número de passageiros, sem contar os atrasos nos calendários de reforma dos estádios.

O parlamentar alertou que a situação dos aeroportos é gravíssima, pois até agora não começaram nenhuma das obras previstas. “O governo ainda não tem sequer identificado qual é o ministério responsável para interagir com os setores interessados na Copa e nem nomeou um coordenador executivo para esclarecer dúvidas. O quadro é preocupante e essas audiências serão feitas com as cidades-sedes e com os ministros para que possamos exercer o papel de fiscalização”, disse.

Portal monitora gastos

→ Em 2009, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle liderou a criação da rede de fiscalização para acompanhar os recursos destinados às obras da Copa. A rede elaborou um portal na internet que acompanha todo o desenvolvimento da organização do torneio.

→ Apenas metade dos estádios brasileiros que receberão jogos da Copa terão suas obras iniciadas até maio, prazo estipulado pela Fifa.

A frase:
"Faz praticamente dois anos e meio que assinamos o compromisso para sermos sede da Copa e até agora não há nenhuma obra iniciada nos aeroportos."
Deputado Silvio Torres (SP)

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Ouça aqui o boletim de rádio

2 comentários:

ACARAUJO disse...

Prezado Deputado,
Aolongo deste ano elles só se preocuparão com a eleição da Dilmintira. Pra elles não há outra alternativa pois sabemos que obras não nascem em árvore e precisa de grana e competencia gerencial pra implantar. mComo não tem nada disto, construir casas populares é muito melhor pra arrancar votos do eleitores cujas carências vão de encontro a estas necessidades básicas. Haja vista o que estão fazendo com os pobres da tragédia do Rio, prometendo mundos e fundos com obras do "minha casa minha vida". O risco da copa elles acham que podem correr pois se vencerem vai dar no já sabemos muito dinheiro no bolso dos petralhas. Se perderem as eleições o rabo fica com o PSDB e elles saem do poder com o bolsos transbordando de grana de propina e dando risadas debochadas bem ao estilo do Petralha mor.

Bom dia.

Antonio Carlos

Unknown disse...

Deputado parabéns pela iniciativa do debate sério em torno da questão o sr esta comprometido com a verdade.Esta gente do governo federal como sempre vêem tratando de questões sérias com extremo improviso seja na saúde,na educação,na segurança,na habitação e como não poderia deixar de ser também no esporte.
Fábio Fortes

São Paulo-SP