14 de abr. de 2010

No limite

Incapacidade de gestão agrava situação dos aeroportos, diz Chucre

O deputado Fernando Chucre (SP) criticou nesta quarta-feira (14) o governo federal pela situação precária dos principais aeroportos do país e cobrou medidas concretas para mudar esse quadro. Em sua avaliação, falta capacidade do governo Lula para planejar e direcionar investimentos em um país que não somente sediará em breve a Copa e as Olimpíadas, mas também assiste a um vertiginoso crescimento da demanda interna. “É uma pena que o Brasil esteja sendo gerenciado por pessoas que não têm compromisso com o país”, ressaltou.

Conforme lembrou, três anos após o apagão aéreo nenhuma medida consistente foi tomada para melhorar a situação dos aeroportos. “O maior problema é o posicionamento do governo federal de deixar as agências reguladoras submetidas a ações políticas ou a interesses políticos, e não aos interesses da sociedade", reprovou.

O tucano entregou hoje aos integrantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) a resposta da Infraero a requerimento apresentado por ele mostrando que a quatro anos da Copa, a maioria dos aeroportos das 12 cidades-sede ainda está sem projetos e sem licitação para obras, com exceção dos terminais de Guarulhos, em São Paulo, e do Afonso Pena, no Paraná. “Isso mostra mais uma vez a absoluta falta de planejamento deste governo”, reiterou. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Pampulha e a contradição da Anac
Chucre participou hoje de audiência pública na CDU para discutir a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de liberar o uso do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para voos nacionais de grandes e médias companhias. Para ele, a decisão foi equivocada. A própria Anac alertou em 2008 que o aeroporto da capital mineira não tinha capacidade de atender a demanda.

Demanda cresce, aeroportos não
→ Os grandes aeroportos recebem mais passageiros do que a capacidade comporta, tornando bastante desconfortável o embarque e o desembarque nos horários de maior movimento.

→ A previsão é que no fim deste ano o número de passageiros transportados no país supere em 36% o total de 2009. Apenas em fevereiro último, 10 milhões de passageiros usaram voos domésticos, um aumento de 43% em relação ao mesmo mês no ano passado.

→ A quantidade de pessoas que viajam de avião no Brasil praticamente dobrou nos últimos cinco anos.

Principais obras que precisam sair do papel
Guarulhos (SP): reforma das pistas e ampliação do pátio de estacionamento.
Santos Dumont (RJ): recuperação de pistas, pátio de estacionamento e terminal.
Brasília: Ampliação do terminal de passageiros.
Porto Alegre: Ampliação do terminal de passageiros e da pista.
Fortaleza: Construção de nova torre de controle e ampliação do terminal de passageiros.

(Reportagem: Letícia Bogéa/Foto: Eduardo Lacerda)


Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: