14 de abr. de 2010

Planejamento falho

Deputada cobra plano do governo para a Copa de 2014

A presidente da Comissão de Turismo e Desporto na Câmara, deputada Professora Raquel Teixeira (GO), cobrou nesta quarta-feira (14) do ministro dos Esportes, Orlando Silva, o motivo de as obras e reformas dos doze estádios que vão sediar o mundial ainda não terem começado. Para ela, o governo precisa traçar um plano de metas para que não haja correria de última hora e se evite uma série de problemas futuros.

De acordo com a tucana, a copa será realizada de qualquer maneira. Mas, segundo ela, é preciso planejamento para que o Estado não tenha prejuízos. “Queremos que a Copa ocorra com racionalidade e custos razoáveis. Não podemos deixar para última hora para tudo custar o triplo e sem licitação. Já estamos atrasados”, alertou.

Durante sessão na Comissão de Turismo e Desporto, os parlamentares aprovaram três requerimentos da deputada Professora Raquel Teixeira. Um para que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os diretores da Anac e Infraero expliquem por que as obras de recuperação e ampliação dos aeroportos nas cidades sedes da Copa ainda não foram iniciadas.

O outro cobra do governo um transporte coletivo eficiente e não poluente, a chamada "Copa Verde", como explica a deputada.
“Trata-se não somente de licenciamento ambiental para os estádios, mas também abrange pontos como mobilidade pautada em monotrilhos, metrôs e trens leves”, destacou. Com referência ao licenciamento ambiental, foram convidados a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da ONG SOS Mata Atlântica, Roberto Klabin.

Foi acatado também requerimento para retomar as audiências públicas nas sete cidades sedes do mundial que ainda não foram visitadas pelos integrantes da Comissão. Em Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife, a deputada Raquel Teixeira diz que preciso ouvir os governantes e a sociedade para detectar os problemas existentes para a
realização do evento, avaliar os riscos e exigir soluções.
(Reportagem: Arthur Filho, da Rádio Tucana/ Foto: Leonardo Prado)

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: