14 de abr. de 2010

Hora das explicações

Senado ouvirá chefe de gabinete de Lula sobre dossiê contra Perillo


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (14) requerimento do senador Marconi Perillo (GO) que pede a vinda do chefe de gabinete do presidente da República, Gilberto Carvalho, para prestar informações sobre dossiê acusando o tucano da abertura e movimentação irregulares de contas bancárias no exterior.

Para o tucano, é fundamental esclarecer o episódio e punir os envolvidos na armação. "Inventar contas e movimentação financeira de alguém que é vice-presidente do Senado no exterior, falsificar passaporte e outros documentos é crime. Isso precisa ser rigorosamente apurado e os envolvidos punidos para que isso sirva de lição e outros bandidos não façam a mesma coisa", afirmou Perillo.

Na última segunda-feira (12), o parlamentar do PSDB encaminhou representação ao presidente da Casa, José Sarney, para que a Corregedoria investigue a alegada falsificação de passaporte e procuração em seu nome, documentos que teriam sido utilizados em operações financeiras fraudulentas.

Por sugestão de governistas, também serão convidados a falar sobre o caso o deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), que teria levado o dossiê ao conhecimento de Gilberto Carvalho; o promotor goiano Fernando Krebs, responsável pela apuração da denúncia; o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, e um representante do Departamento de Recuperação de Ativos (DRCI) do Ministério da Justiça, à frente de uma investigação oficial sobre as suspeitas levantadas contra Marconi Perillo.

Mabel de novo no Conselho de Ética
De acordo com o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), o suposto envolvimento de Sandro Mabel com esse dossiê será levado ao conhecimento do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Em 2005, o parlamentar do PR teve que dar explicações a esse colegiado sobre o caso do mensalão do PT. A apresentação do requerimento de Perillo na CCJ ocorreu um dia após o jornal "O Estado de S. Paulo" publicar reportagem revelando o eventual envolvimento de Mabel com o dossiê e a abertura de investigação pelo governo federal sobre supostas movimentações bancárias do tucano no exterior. Perillo, que nega com veemência ter conta bancária fora de Goiânia, recebeu no início da semana a solidariedade irrestrita de deputados federais do PSDB-GO.

(Da redação com Ag. Senado/Foto: José Cruz)


Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: