Aprovado projeto que vai universalizar bibliotecas escolares no país
Após aprovação pelo Senado, seguirá para sanção presidencial projeto do deputado Lobbe Neto (SP) que permitirá a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país em até dez anos. Veja abaixo as principais regras e vantagens proporcionadas pela proposta:
→ As instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do país contarão com bibliotecas. Caberá a cada instituição determinar a ampliação de seu acervo mínimo conforme sua realidade, bem como divulgar orientação de armazenamento, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.
→ A meta é que essas instituições se esforcem progressivamente para que cada uma das bibliotecas contenha o dobro de livros no prazo de cinco anos.
→ A leitura ganha incentivos não somente por causa do incremento no número de bibliotecas, mas também por aumentar os acervos nas escolas.
→ Alunos e comunidade terão mais acesso ao conhecimento na escola, ambiente ideal para que crianças e adolescentes tenham uma nova perspectiva de vida.
A frase:
“Universalizar as bibliotecas escolares significa permitir que todos os estudantes do país possam contar com um razoável acervo de livros, incentivando-os à prática da leitura e ao conhecimento. A pessoa que adquire a pratica da leitura possui melhor formação e desenvolvimento na sua vida acadêmica, se tornando um profissional melhor.”
Dep. Lobbe Neto
Bibliotecários comemoram
Em comunicado a todos os bibliotecários, o Conselho Federal de Biblioteconomia congratula-se com toda a sociedade pela aprovação da proposta de Lobbe Neto. "Fica aqui expresso o reconhecimento de todo o sistema CFB/CRB ante os parlamentares que manifestaram a lucidez em apoiar o projeto que, independentemente de conotações partidárias, representa o alicerce para a construção de uma cidadania plena", diz trecho do texto. (Da redação com assessoria/ Foto: Eduardo Lacerda)
Ouça aqui o boletim de rádio
14 de abr. de 2010
Acesso ao conhecimento
Marcadores:
Lobbe Neto
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário