11 de mai. de 2010

Ato inédito

Fruet quer esclarecer quebra de sigilo de oficiais do Exército pela Receita

O líder da Minoria na Câmara, deputado Gustavo Fruet (PR), anunciou que apresentará requerimentos de informação para esclarecer denúncias veiculadas pela imprensa sobre a suposta quebra de sigilo fiscal, pela Receita Federal, de seis generais do Exército críticos ao governo Lula a pedido do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Segundo o tucano, o fato "sem precedentes" é um alerta para os limites que devem ser impostos à ação do governo e ao papel da inteligência do GSI.

“Chama muito a atenção qual a razão de os órgãos terem agido dessa maneira e desse pedido ter sido direcionado a oficiais críticos ao governo”, afirmou Fruet nesta terça-feira (11).

Um pedido de informação será dirigido à Receita Federal e o outro ao GSI. “Algo que pode parecer banal merece a reflexão do Congresso e da comissão que fiscaliza os órgãos de fiscalização e controle do governo federal. Pela primeira vez se tem notícia na democracia que oficiais do Exército tiveram o sigilo quebrado sem ordem judicial para prestar alguma informação ao governo”, justificou Fruet da tribuna.

Segundo o jornalista Cláudio Humberto, o trabalho foi feito pela Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação da Receita Federal, conforme documento em poder de sua coluna. De acordo com a nota, a ordem do GSI ao Ministério da Fazenda tinha a assinatura eletrônica do chefe de gabinete do órgão, coronel Luiz Fernando Lima Santos, subordinado ao ministro-chefe do GSI, general Jorge Félix, que desmentiu a violação do sigilo ontem (10). (Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: