11 de mai. de 2010

Veto seria incoerente

Para tucano, aprovação de reajuste para aposentados é justa

O deputado Roberto Rocha (MA) manifestou posição favorável ao reajuste de 7,72% para as aposentadorias acima de um salário mínimo, acatada pelo plenário da Câmara semana passada com apoio do PSDB. Para o tucano, é mais do que justo os aposentados terem o reajuste nas pensões.

O parlamentar acredita que após a aprovação do salário mínimo de R$ 510, não faria sentido o aumento não ser estendido aos aposentados. “Caberá ao governo federal avaliar a capacidade financeira e orçamentária para atender ao índice de 7,7%. Mas será no mínimo incoerente vetar o aumento quando se vangloriam de emprestar dinheiro para o Fundo Monetário Internacional, por exemplo”, ressaltou o tucano, que preside do PSDB-MA.A tendência do Senado é manter o reajuste aprovado na Câmara.

Se dependesse da intenção inicial do Planalto, o aumento previsto na medida provisória votada seria de apenas 6,14%. Já o relatório do líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), definia 7% de aumento, índice também rechaçado pelo plenário, que impôs uma derrota política ao PT e ao governo Lula. (Reportagem: Letícia Bogéa com informações da assessoria do deputado/ Foto: Eduardo Lacerda)

A frase
"O presidente Lula sofrerá um enorme desgaste vetando o reajuste dos aposentados. A aprovação do aumento pelo Congresso criou uma expectativa muito grande em todos eles, e é óbvio que a frustração dessa expectativa acarretará em grande prejuízo para o presidente e, sobretudo, para a sua candidata à Presidência."
Dep. Roberto Rocha (MA)

Nenhum comentário: