11 de mai. de 2010

Múltiplos desafios

Presidente da CBF manifesta preocupação com infraestrutura para a Copa de 2014

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou nesta terça-feira (11) à presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputada Professora Raquel Teixeira (GO), preocupação com a infraestrutura do país para receber a Copa de 2014. Em visita ao gabinete da tucana, Ricardo Teixeira também expressou sua intenção de comparecer à comissão para falar sobre os preparativos relacionados ao Mundial. Inicialmente a audiência seria no dia 19, mas a data será reagendada a pedido do presidente da CBF, que foi convidado oficialmente pela comissão.

De acordo com Raquel, os problemas apresentados por Teixeira serão objeto de debate nesta reunião. "Ele tem preocupações como o quadro eleitoral, que afeta a continuidade das obras, com a situação dos aeroportos, portos e hotelaria. Em quase todas as cidades-sedes é possível a hospedagem em navios, desde que os portos sejam modernizados", explicou a tucana.

Outro grande desafio para o país é melhorar a mobilidade urbana. "Toda a questão de logística e esvaziamento de pessoas em megaeventos é muito grave no Brasil", alertou a parlamentar do PSDB, que recebeu de Teixeira uma camisa da seleção autografada pelos jogadores.


Segundo ela, a Comissão de Turismo ajudará a superar esses desafios, seja cobrando das autoridades, seja por meio de mudanças legais. O colegiado já está trabalhando, por exemplo, na legislação dos portos, que é completamente atrasada e fora de sintonia com a era dos cruzeiros e dos transatlânticos turísticos. Segundo Raquel, é altamente viável transformar navios em hotéis durante a Copa, até porque se esses empreendimentos foram construídos, há risco de quebrarem após o torneio por falta de hóspedes. (Reportagem: Marcos Côrtes/Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: