11 de mai. de 2010

Números preocupantes

Roberto Rocha chama atenção para necessidade de consciência ambiental no Brasil

O deputado Roberto Rocha (MA) chamou a atenção, em discurso nesta terça-feira (11), para a necessidade de preservação do meio ambiente e o uso consciente das fontes renováveis de energia. O tucano citou números que mostram o crescimento populacional das próximas décadas e lembrou que a população brasileira tem uma série de desafios de ordem ambiental, social e logística a serem enfrentados.

Rocha lembrou que o ritmo de consumo dos recursos naturais encontra-se acelerado, o que é preocupante. “Hoje consumimos o equivalente a 1,4 vezes mais dos recursos produtivos da Terra, quase um planeta e meio. Ou seja, estamos vivendo além dos meios ecológicos disponíveis para a sustentação da vida. Está claro que a simples projeção do crescimento populacional, mantido o ritmo de consumo, nos levará para a completa exaustão dos recursos naturais”, observou.

O deputado destacou que o crescimento populacional é inevitável e que, em 2030, 5 bilhões de pessoas viverão somente nas área urbanas de todo o mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele frisou que o aumento estimado da população irá demandar a produção de mais de 2,6 bilhões de toneladas brutas de alimentos até 2025, mantidos os atuais padrões de consumo alimentar.

Rocha cobrou que o Brasil formule um compromisso como nação, perante o mundo, para assegurar um crescimento sustentável e virtuoso. Ele destacou que o país tem potencial para isso. “O Brasil no século 21 poderá tornar-se o maior produtor de energia renovável e alimentos do mundo. Para tal terá que pactuar o papel reservado à região amazônica”, lembrou.

Por fim, o parlamentar maranhense destacou a necessidade de um “modelo de governança territorial”, no qual desenvolvimento econômico e a questão ambiental não fiquem em permanente conflito.

“Esse modelo deve permitir à população o desfrute pleno da vida, acompanhado de um projeto educacional transformador e integrador. Não podemos 'empacar' na caricatura que faz dos produtores inimigos do meio ambiente, assim como dos ambientalistas inimigos do desenvolvimento econômico. É necessário superar esse quadro”, finalizou. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Gilberto Nascimento)

Os números

No ano 2050, o planeta Terra deverá atingir a marca de 9 bilhões de habitantes, segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU). Serão 2,5 bilhões de habitantes a mais do que o total da população atual.

→ Ainda segundo dados da ONU, calcula-se que 40% das áreas de cultivo em todo o mundo estejam degradadas, cerca de 30% de florestas devastadas, 40% dos estoques de peixe já foram explorados e 70% da água disponível é usada apenas para irrigação.

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: