11 de mai. de 2010

Transparência

No TCU, Raquel Teixeira defende fiscalização dos recursos para a Copa de 2014


A presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputada Professora Raquel Teixeira (GO), participou nesta terça-feira (11), no Tribunal de Contas da União (TCU), da cerimônia de assinatura do protocolo destinado a garantir a fiscalização dos recursos públicos que serão gastos com a organização da Copa de 2014. Para a tucana, é fundamental que União, estados e as 12 cidades-sedes trabalhem em conjunto para garantir o sucesso do evento e evitar o uso irregular dos recursos.

Intitulado "Parcerias Estratégicas e o Modelo de Fiscalização da Copa de 2014", o encontro foi aberto pelo presidente do tribunal, ministro Ubiratan Aguiar (na foto, ao microfone). Segundo ele, a conta para a realização da Copa de 2014 será quitada pelo povo brasileiro, o que torna inadmissível a chance de a sociedade pagar por algo que não possa desfrutar. Na mesma linha, Raquel destacou que a fiscalização da aplicação desses recursos é fundamental, pois a Copa deixará um importante legado ao país.

Presidente da Subcomissão de Fiscalização da Copa, o deputado Silvio Torres (SP) também participou da cerimônia, assim como autoridades de órgãos como o Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da República. O protocolo foi assinado ainda pelo presidente do TCU e por conselheiros-presidentes e representantes dos Tribunais de Contas dos estados e municipios que sediarão a Copa.

Atraso pode custar muito caro
Estamos vivendo um momento de preocupação com os atrasos das obras desse megaevento e não podemos correr o risco de deixar tudo para a última hora para que saia mais caro e superfaturado. Tudo pode e deve ser feito com antecedência e planejamento.
Deputada Professora Raquel Teixeira (GO)


Portal dará transparência ao processo
→ Para assegurar a fiscalização e o controle dos gastos públicos com o evento, o TCU apresentou um portal para garantir transparência e publicar informações sobre contratos e obras além de receber denúncias da sociedade. O tribunal também escolhou um único relator para responder por todos os processos relativos à competição: Valmir Campelo. O endereço do site é www.tcu.gov.br/copa2014


(Da redação com assessoria da comissão/Foto: Ag. Brasil)

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: