24 de mai. de 2010

Contraste

Na contramão do Planalto, governo paulista dá bom exemplo de inclusão digital

Enquanto o programa de inclusão digital do governo federal patina, o "Acessa São Paulo" cresce ano a ano. Até o fim de 2010, a meta é que 86% dos municípios do estado estejam contemplados por essa iniciativa, que oferece acesso à internet aos moradores. A ideia é atingir 633 postos em 557 cidades, com capacidade de 1,6 milhão de atendimentos mensais - um aumento de 63% se comparado a 2007. Atualmente, são 596 funcionando em 525 localidades.

Já na Esplanada dos Ministérios a realidade é outra. Até o último dia 13, apenas 22% dos R$ 980 milhões que o Ministério de Ciência e Tecnologia deveria aplicar no programa de inclusão digital foram efetivamente pagos nos últimos cinco anos. Os números foram pesquisados pela ONG Contas Abertas.

Para os deputados paulistas Antonio Carlos Pannunzio e Emanuel Fernandes, essa diferença tem um motivo: capacidade de gestão. No estado governado pelo PSDB, houve eficiência para tirar o projeto do papel. No Palácio do Planalto, falta colocar em prática aquilo que só funciona no discurso.

“Em São Paulo, as coisas dão certo porque o que se faz é compatível com o que se diz. Estamos com a inclusão digital bastante acelerada no estado, enquanto no caso do governo federal é muito mais propaganda, intenção e jogada política. Se o Planalto fizesse mais e falasse menos, o Brasil estaria bem melhor, pois não geraria expectativas falsas”, explicou Emanuel. Para o tucano, inclusão digital ficou tão indispensável como a alfabetização.

Já Pannunzio considera o "Acessa SP" um exemplo para o país. Para o tucano, o governo federal esbarra em obstáculos criados por ele próprio, como o dilema sobre uso de software livre ou pago. "Até hoje não conseguiram resolver os problemas que eles criaram. Enquanto isso, o povo paga a conta. O maior prejudicado é o jovem brasileiro, que deixa de aproveitar as boas oportunidades que a moderna tecnologia oferece para população”, lamentou.

A frase
"O Acessa SP é um programa fundamental no estado de São Paulo, pois atende principalmente ao público jovem e de baixa renda. Por esta razão, o governo paulista investe na ampliação do atendimento do programa."
Secretário de Gestão Pública de SP, Marcos Monteiro.

O que é?
→ Instituído em 2000, o "Acessa São Paulo" é o programa de inclusão digital do Governo de São Paulo. A iniciativa oferece o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.

Para atingir seus objetivos, o programa abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet.

→ Desde o início do programa, foram mais de 46 milhões de atendimentos para quase 2 milhões de usuários cadastrados.

O governo paulista também oferece o Programa Banda Larga Popular, em mais uma iniciativa de ampliar a inclusão digital no estado. A iniciativa facilita o acesso da população ao serviço de internet rápida graças à redução para zero do ICMS cobrado sobre esse serviço. As operadoras Net e Telefônica já estão ofertando o pacote.

→ Para saber mais: http://www.acessasp.sp.gov.br

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: