13 de mai. de 2010

Desculpa esfarrapada

Tucanos repudiam manobra para tentar derrubar aumento para aposentados

Parlamentares do PSDB criticaram com veemência nesta quinta-feira (13) a manobra de líderes do governo no Congresso Nacional para tentar derrubar o aumento de 7,72% aos aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo. Para os tucanos, a artimanha está sendo arquitetada pelo presidente Lula.

O líderes do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), argumentam que a medida provisória aprovada na Câmara tem um erro de digitação relacionado ao percentual do reajuste. No entanto, a presidência da Câmara alega que a correção da redação foi feita antes do envio da proposta ao Senado.

Para o deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP), a manobra visa tirar das costas do presidente Lula um desgaste: o de vetar o reajuste. “O presidente da República não quer sancionar e está evitando ter que barrar o aumento. O Planalto não tem vergonha alguma de usar dos mais ilícitos artifícios para poder sonegar direitos aos aposentados e pensionistas”, ressaltou.

Já o senador Mário Couto (PA) considera necessário refrescar a memória do presidente Lula, pois em campanhas eleitorais o petista dizia que em seu governo os aposentados seriam respeitados. Para o tucano, Lula esqueceu disso muito rápido. E se o reajuste for barrado, ficará muito claro que o presidente não se importa com os cidadãos que tanto contribuíram com o país, segundo Mário Couto. “Ele mostra que é um verdadeiro carrasco dos aposentados”, criticou.

O parlamentar espera que o plenário do Senado vote a medida provisória na próxima terça-feira (18). Para que o reajuste seja válido, o texto precisa ser aprovado até 1º de junho.




7,72%
Foi o percentual de reajuste aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo aprovado pela Câmara. Se dependesse da intenção inicial do Planalto, o aumento seria de apenas 6,14%.

(Reportagem: Arthur Filho/ Fotos: Eduardo Lacerda e Ag. Senado)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: