13 de mai. de 2010

Direto do plenário

O desaparecimento de crianças e adolescentes é um dos problemas mais graves no Brasil e no mundo. Não há nada tão importante na Câmara quanto essa CPI. Portanto, num gesto de boa vontade e discernimento, aprovamos a prorrogação para continuar os trabalhos da comissão de inquérito. Devemos ter confiança no excelente trabalho da relatora, deputada Andreia Zito”.
Deputado Luiz Carlos Hauly (PR), ao comemorar a prorrogação dos trabalhos da CPI que investiga as causas, consequências e responsáveis pelos desaparecimentos de crianças e adolescentes no Brasil. Os trabalhos estavam previstos para terminar dia 26 de maio, mas foram prorrogados por mais 90 dias após decisão do plenário da Câmara.


Em várias regiões do país, o trabalho escravo ainda persiste. Em datas como a de hoje, devemos parar para refletir e discutir sobre as causas deste problema. Não podemos aceitar e nem compactuar com nenhuma ação que possa acrescentar, o mínimo que seja, mais desigualdade, principalmente racial. Estamos avançando, mas não com a rapidez desejada.
Senadora Marisa Serrano (MS), durante discurso alusivo aos 122 anos de assinatura da Lei Áurea. A tucana destacou avanços conquistados pelos população negra e apontou desafios a serem superados.



Está nas mãos do presidente Lula a aprovação do projeto Ficha Limpa a tempo de valer para as eleições deste ano. O governo tem que dizer agora se é a favor da proposta ou se quer o aplauso dos fichas sujas. Estou preocupado, pois o presidente criticou o projeto. Mas há um apelo popular que não pode ser ignorado por ele.”
Senador Alvaro Dias (PR), ao cobrar a aprovação da proposta de iniciativa popular.


A moralização do Congresso depende não apenas da aprovação do projeto Ficha Limpa, mas também das propostas que acabam com as votações secretas no Parlamento. Por que temos que esconder nosso voto da população? Isso é uma vergonha. Sinto-me constrangido quando sou obrigado a esconder minha posição. É obrigação minha mostrar ao eleitor no que estou votando.
Senador Mário Couto (PA)

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Ag. Senado)

Nenhum comentário: