13 de mai. de 2010

Mobilização

Hauly é eleito vice-presidente de Frente Parlamentar de Controle do Tabaco

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) foi eleito vice-presidente da Frente Parlamentar de Controle ao Tabaco, durante o lançamento do grupo, ocorrido nesta quarta-feira (12). Entre os objetivos do colegiado, presidido pelo deputado Marçal Filho (PMDB-MS), está o estímulo à participação da sociedade nas discussões sobre o tabaco e a apresentação de propostas para modificar a legislação relacionada ao tema. A frente é composta por deputados federais, senadores e representantes de entidades da sociedade civil.

De acordo com o tucano, milhões de pessoas continuam a morrer anualmente vítimas de doenças provocadas pelo consumo de derivados de tabaco. “Os números demonstram a urgência de se provocar discussões e ações sobre o tema”, defendeu.

O próprio parlamentar sentiu a dor da perda de um irmão, fumante compulsivo, vítima de câncer.
As ações possíveis vão desde provocar e fortalecer a implementação da Convenção Quadro, com substituição do plantio da cultura do fumo, até a proibição total da publicidade de cigarros. Essa convenção é um tratado internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) visando a redução do consumo de cigarros e de outros produtos derivados do tabaco. (Da assessoria/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: