21 de mai. de 2010

São Pedro é o culpado?

Deputados cobram punição aos responsáveis por apagão de 2009

Deputados do PSDB criticaram nesta sexta-feira (21) o Ministério de Minas e Energia por querer isentar Furnas do pagamento de multa milionária em virtude do apagão ocorrido em novembro de 2009 que deixou 18 estados no escuro por até 14 horas. Após dar explicações desencontradas sobre o problema nos últimos meses, o governo Lula sinaliza que o episódio não terá culpados, apesar dos prejuízos incalculáveis à população.

“Estamos vendo mais uma vez o descaso do governo com o setor elétrico, porque ao decidir dessa maneira, o ministério esquece do enorme prejuízo causado aos comerciantes, empresários e às pessoas que tiveram problema em casa. Essa postura representa bem o modo de governar do PT: esconder debaixo do tapete a sua incapacidade gerencial”, condenou o deputado Paulo Abi-Ackel (MG), ao afirmar que o Planalto não aponta soluções e nem investe no setor para suprir a demanda energética e evitar novos blecautes.

Na avaliação do deputado Duarte Nogueira (SP), essa postura é mais uma comprovação de que o apagão foi resultado de má gestão e de planejamento do governo Lula. O parlamentar também cobrou punição. “Não adianta o governo querer colocar a culpa em São Pedro", ressaltou.

O deputado Bruno Rodrigues (PE) também exige penalização dos responsáveis. Para ele, não é correto isentar Furnas do episódio. “É preciso responsabilizar os culpados para que casos semelhantes não ocorram novamente. É um absurdo o governo Lula não puni-los. Mais uma vez acham que estão acima da lei”, criticou Rodrigues. O parlamentar também cobrou mais investimentos no setor elétrico.

Pequenos raios provocaram tamanho estrago?

Há dois meses, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontou sérias falhas nas linhas de transmissão de Furnas em Itaberá (SP) e Tijuco Preto (SP) e condenou a estatal ao pagamento de uma infração de R$ 53,7 milhões. No entanto, para o Ministério de Minas e Energia, Furnas não precisa pagar essa multa sob a alegação de que o blecaute ocorreu por problemas de blindagem não previstos no projeto original da subestação de Itaberá para suportar raios de pequena intensidade.

→ O apagão ocorreu em novembro de 2009 e deixou 18 estados brasileiros no escuro por até 14 horas.

→ Furnas é responsável pela conservação do sistema que distribui a energia gerada em Itaipu.

Outros apagões podem ocorrer
O governo não aponta soluções para evitar outro apagão. Eles optam por arrumar uma desculpa esfarrapada para um problema que foi muito grave e voltará a acontecer se continuarem o descaso e a falta de gerenciamento e de competência dos técnicos do governo.
Deputado Paulo Abi-Ackel (MG)

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Um comentário:

ACARAUJO disse...

Prezados Srs. Deputados: Paulo Abi-Ackel, Duarte Nogueira, Bruno Rodrigues,

Com absoluta certeza a culpa não é de São Pedro, conforme quer o governo petista fazer crer os seus eleitores, na grande maioria pessoas simples e de baixo nível intelectual. A culpa é exclusivamente de Furnas - Concessionária responsável por gerar e transmitir a energia produzida em ITAIPÚ dentro de padrões de qualidade requeridos. Isto segnifica obrigação de operar e manter o sistema funcionamento, rigorosamente, sem interrupção do fornecimento.

A ocorrência do apagão já foi mais do que esclarecida e a causa exaustivamente discutidt e apontada por técnicos e especialistas do setor - FALHA DE ATERRAMENTO.
Este tipo de problema está tecnicamente relacionado a falta de manutenção em sistema de para-ráios cujos principais componentes são: Cabos para-ráios, Malha de terra, Conexões, Pára-raios propriamente dito, etc. O resto e blá-blá do despreparadíssimo Lobão e da oportunista Dilma e demai envolvidos - PT/Lula.

A responsabilidade de Furnas está bem definida no contrato de concessão, norteado pela LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995, a chamada lei de concessões, pela LEI Nº 9.074, DE 7 DE JULHO DE 1995 e vários outros regulamentos e mecanismo de padronização criados pela ANEEL.
O que ocorre, porém, é que como todas as outras agências reguladoras, a ANEEL uma agência que requer pessoal de altíssimo nível técnico em cargos chaves, está aparelhada pelo governo petista, com piqueteiros de porta de usina sem nenhum preparo, naqueles cargos.

Agora pra finalizar meu comentário, fica a seguinte pergunta para os Petistas responderem:

" Como poderá a economia brasileira crescer 6% em 2010 sem investimentos em Infraestrurura Energética?"

Se considerarmos que, de acordo com a ANEEL o Brasil tinha em 2007, cerca de 100.000MW de potência instalada, será que o governo Lula é tão competente, o que até agora não demonstrou ser, a ponto de inserir no sistema elétrico brasileiro cerca de 6.000MW novos até Dez./10?

Sim este é o valor que tem que crescer o setor elétrico também, posto que êle é também segmento da economia e êle é a base dos outros setores da economia.

Boa tarde a todos!

Antônio Carlos de Araújo