29 de jun. de 2010

Definição

Macris acompanha sessão do TCU que analisa Trem de Alta Velocidade

O processo do Trem de Alta Velocidade (TAV) - novo meio de transporte no Brasil que ligará Campinas (SP), São Paulo e Rio de Janeiro - está na pauta da sessão deste quarta-feira (30) do Tribunal de Contas da União (TCU). Um dos principais interessados pelo assunto na Câmara, o deputado Vanderlei Macris (SP) confirmou presença na sessão. A expectativa é que o governo federal finalmente abra a licitação do TAV assim que o processo for apresentado.

“Temos informação que nem todos os documentos foram entregues pelo governo ao TCU. Mas as empresas estão ansiosas pela licitação e é importante que continuemos avaliando a tramitação do trem de alta velocidade”, afirmou Macris, presidente da subcomissão de acompanhamento do TAV da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

Ainda segundo o tucano, há a informação de que o governo federal apresentou ao tribunal uma “metodologia que não existe”. Esse seria o principal motivo para a demora do relatório do ministro do TCU Augusto Nardes. Sete países demonstraram interesse no projeto do trem rápido brasileiro: Japão, China, Alemanha, Itália, Espanha, Coreia do Sul e França. Resta saber quais nações continuarão atraídas para participar do processo após a avaliação do Tribunal de Contas.

Também amanhã, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara promove audiência pública sobre os aspectos relacionados ao consumidor na implementação do TAV. Marcado para as 14h30, o debate tem como convidados o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o superintendente executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, entre outros. (Da redação com assessoria/Foto: Eduardo Lacerda)

Leia também:

Macris quer do governo respostas para dúvidas sobre Trem de Alta Velocidade

Nenhum comentário: