7 de jun. de 2010

Lentidão

Tucanos lamentam demora da Justiça em punir os envolvidos no mensalão

Os deputados Antonio Carlos Pannunzio (SP) e Nilson Pinto (PA) defenderam, nesta segunda-feira (7), mudanças no sistema processual nas áreas cível e criminal para punir os envolvidos no mensalão. O maior escândalo de corrupção do governo Lula completa neste mês de junho cinco anos e até agora os envolvidos não sofreram qualquer tipo de punição. De acordo com Pannunzio, a demora no julgamento do caso é uma afronta ao cidadão brasileiro.


“A lentidão desses processos é reflexo de diversas manobras de adiamento. É um escárnio à cidadania e aos princípios republicanos. É preciso por um fim nisso, o que só acontecerá com a reforma no sistema processual”, destacou. Segundo o tucano, a impunidade é muito ruim, pois "pode sugerir a alguns que o crime compensa".


Nilson Pinto reforçou que a morosidade da Justiça reforça a sensação de impunidade. “É lamentável, mas é a triste realidade brasileira. O Congresso Nacional fez a sua parte, mas o Judiciário continua com passos de tartaruga", criticou.

Segundo Nilson, o presidente Lula passou por cima de valores éticos e democráticos ao defender os envolvidos no mensalão. “O Executivo trabalhou duramente para que o crime continuasse encoberto e ninguém fosse punido. Infelizmente, o governo Lula age para proteger aqueles que burlam a lei, violam o interesse público e desviam recursos públicos”, reprovou.

Memória
→ O esquema de corrupção conhecido como mensalão foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo então procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, em 2006. Ele veio à cena em 2005 e consistia no pagamento de propinas a parlamentares da base aliada do governo. A mesada garantia que o Planalto tivesse maioria para aprovar projetos de seu interesse na Câmara.

→ O processo do mensalão tem 39 réus, está parado no STF há um ano e os envolvidos continuam impunes. A ação penal prevê o depoimento de 640 testemunhas indicadas pelos investigados no Brasil e no exterior.

A ação penal do escândalo tem 183 volumes, mais de 45 mil páginas que, juntas, somam 226 quilos. O inquérito da Polícia Federal tem 12.500 folhas. O STF espera julgar o mensalão até o final de 2011.

(Reportagem: Artur Filho/Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: