7 de jun. de 2010

Papel importante

No dia do agente de viagem, tucana cobra mais atenção a esses profissionais

Em sessão solene realizada hoje em homenagem ao dia do Agente de Viagem, a deputada Professora Raquel Teixeira (GO) destacou a importância desses profissionais para o turismo no país e cobrou a regulamentação da atividade. Segundo Raquel, o setor no Brasil precisa expandir e os agentes são estratégicos para esse crescimento.


“Os agentes têm cumprido um papel relevante ao longo dos anos. É essa saudação que transmitimos a uma classe de profissionais competente, que sempre atrai turistas para usufruir das nossas belezas naturais e do convívio hospitaleiro do povo brasileiro”, ressaltou a tucana, que é presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.

A parlamentar lembrou que o turismo brasileiro evoluiu bastante nos últimos anos, exigindo da categoria especialização e um melhor preparo. “No século em que vivemos, o papel do agente de viagem ganhou uma nova dimensão. Esse profissional tem que estar capacitado, treinado, dominar idiomas para compreender melhor a indústria de viagens e os desejos de consumo de vários nichos consumidores”, apontou.

Segundo a deputada, grandes desafios se apresentam para o setor de turismo nos próximos anos. Raquel lembrou que o Brasil sediará cinco grandes eventos esportivos: a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014), os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016), além dos Jogos Militares no ano que vem. “Do ponto de vista turístico, esses eventos são importantes para a consolidação da infraestrutura e para a qualificação desses profissionais”, concluiu.


A Organização Mundial de Turismo prevê uma forte expansão do setor até 2020, estimando em todo o mundo o desembarque de 1,6 bilhão de turistas. O número torna ainda mais significativo o papel a ser desempenhado pelos agentes de viagem.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: