7 de jun. de 2010

Necessidade de avanços

Em mais um Dia Mundial do Meio Ambiente, tucanos apontam conquistas e desafios para a área

Com o tema "Muitas espécies. Um planeta. Um futuro", o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no último sábado (5). Deputados do PSDB ligados à causa ambiental aproveitaram a data para lembrar as melhorias e o que ainda precisa ser feito quando se trata da preservação da natureza no Brasil.

Na avaliação do deputado Ricardo Tripoli (SP), uma das maiores conquistas do setor foi a modificação do Código Ambiental. “A legislação ambiental de hoje é uma das mais avançadas do mundo, sendo que o Brasil tem o maior berço de biodiversidade do planeta”, destacou o tucano. Tripoli lembrou ainda que as pessoas possuem atualmente uma consciência ambiental mais apurada e perceberam que cuidar do meio ambiente é essencial para o futuro do planeta.

Zenaldo Coutinho (PA) observou que o governo brasileiro deve voltar a atenção para a região amazônica, que vem sendo amplamente desmatada sem que haja qualquer punição para os infratores. “Nós ainda temos muito pouco a comemorar no Brasil, sobretudo por causa dos grandes impactos que sofremos na Amazônia. Ela ainda é o grande patrimônio do país em termos de meio ambiente”, enfatizou.
O deputado Roberto Rocha (MA), por sua vez, sugeriu que o melhor caminho para o Brasil é apostar na evolução dos meios de produção para consolidar uma economia sustentável desenvolvida em nosso território. “É necessário avançar, especialmente, em relação ao uso da terra no que diz respeito aos desmatamentos e queimadas que representam 2/3 da quantidade de emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa”, alertou Rocha.

Consciência

→ A data 5 de junho foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente pela Assembleia Geral da ONU em 1972. O objetivo era sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente.


(Reportagem: Renata Guimarães / Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: