6 de jul. de 2010

Ensino de qualidade

Lobbe Neto aponta soluções para melhorar educação no país

Melhorar a formação e valorização dos professores, tornar o currículo escolar mais eficiente, ampliar o número de escolas técnicas e profissionalizantes e trabalhar para manter os jovens em sala de aula. Essas são algumas das ações apontadas pelo deputado Lobbe Neto (SP) para que o Brasil alcance índices melhores na educação.

Para o parlamentar, investimento maciço em educação com bons gestores pode tornar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil compatível com o nível educacional dos países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Ideb serve como diagnóstico da qualidade do ensino brasileiro e avalia as políticas de distribuição de recursos financeiros, tecnológicos e pedagógicos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Em comentário ao boletim eletrônico Notícias em Destaque, da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados, o deputado falou sobre o índice referente ao ano de 2009, divulgado pelo MEC nesta semana. Embora todas as médias nacionais tenham subido de 2007 para 2009, o índice piorou em 1.146 cidades. Ao todo, 23% dos municípios ficaram abaixo da média prevista no país.

Apesar da meta para este ano ter sido superada, o desempenho não ocorreu de forma igual para todas as regiões. Oito estados não alcançaram as metas nos ensinos médio e fundamental. Para o parlamentar, um dos erros a serem reparados é a defasagem que existe entre as escolas públicas e privadas.

Outro dado do Ideb mostrou que dos cem municípios melhor classificados, 80 estão localizados em São Paulo e em Minas Gerais. O deputado comemorou o dado, mas ressaltou que ainda há erros a serem reparados. “A rede estadual de São Paulo melhorou mais que a média do País no ensino fundamental. Mas, a educação brasileira ainda tem muitos problemas a serem enfrentados”, enfatizou.

Entenda o Ideb
→ Criado em 2007, o Ideb é a nota do ensino básico no país, avaliado numa escala de 0 a 10. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no censo escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC fixou a média 6, como a meta a ser alcançada pelo país até 2021. O índice é divulgado a cada dois anos.
(Reportagem: Renata Guimarães / Foto: Eduardo Lacerda)

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