1 de jul. de 2010

Perigo institucional

Hauly condena proposta de assembleia constituinte feita por Dilma

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) condenou nesta quinta-feira (1°) a proposta da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, de convocar uma assembleia constituinte para fazer as reformas política e tributária. Dilma fez a declaração durante o programa Roda Viva, da TV Cultura.
O tucano classificou como “perigo institucional” a convocação sem regras claras em relação a temas tão importantes e que podem, até mesmo, serem alterados em votação por maioria simples.

“É um grande perigo. Dilma se revelou neste debate ao fazer essa declaração politicamente incorreta. Ela deixou escapar que esse é o desejo incontido das lideranças populistas da América Latina: por meio de uma ação constituinte mudar a lei máxima dos países”, reprovou Hauly. O parlamentar lembrou que o método foi adotado pelos governos da Venezuela, do Equador e da Bolívia.

O deputado classificou de “lamentável” a proposta de convocação de constituinte. Na avaliação dele, Dilma mostrou seu viés populista e ditatorial no debate. “Ela demonstrou toda a face do amor que o PT tem pelos ditadores da América Latina e do mundo. Fico bastante preocupado e alerta. É um grande perigo institucional e para a democracia brasileira”, declarou.

→ Segundo editorial do jornal “O Globo” de hoje, a América Latina tem sido um laboratório "de destilação de fórmulas de aparência democrática criadas para sufocar a democracia." Para o jornal, a constituinte proposta por Dilma é uma armadilha, põe em risco a estabilidade política e institucional do país e "tem DNA golpista." Nada garante, diz o texto, que esta constituinte não possa "cometer desatinos em outros campos". E também destaca: "A ideia se inspira no método chavista para se perpetuar no poder".


(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: