4 de ago. de 2010

Casos recorrentes

Governo Lula banaliza quebra de sigilo, alerta Gustavo Fruet

De acordo com o deputado Gustavo Fruet (PR), o vazamento de informações sigilosas em órgãos federais tem se tornado recorrente no governo Lula e até mesmo banalizada. No entanto, o tucano alerta que o acesso indiscriminado a esses dados é “um prato cheio para qualquer criminoso”. “Isto é perigoso, pois permite a prática de crime com a utilização indevida desses dados e documentos, além de expor a privacidade das pessoas", completou o parlamentar.

O parlamentar enumerou outros episódios de vazamento de dados pessoais e sigilosos promovidos durante a gestão do presidente Lula. Entre eles, o caso do caseiro Francenildo dos Santos, que teve suas informações bancárias exploradas durante o escândalo do mensalão; o caso da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, afastada de suas funções por contrariar os interesses político-partidários do governo; e, mais recentemente, a divulgação da declaração de imposto de renda do vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge.


O parlamentar afirma que o governo só guarda em sigilo informações que tratam da transparência e fiscalização de suas ações, pois quando são pedidas oficialmente informações desse tipo, a resposta é encaminhada ao Congresso como sigilosa, mesmo se tratando de algo de interesse de toda sociedade. Segundo ele, isso é oportunismo. (Reportagem: Djan Moreno)

Nenhum comentário: