4 de ago. de 2010

Contra a crueldade

Leishmaniose: Tripoli cobra prevenção e ministério anuncia projeto de encoleiramento de cães


Autoridades do Ministério da Saúde anunciaram ao deputado Ricardo Tripoli (SP) que vão testar o encoleiramento em massa de cães em alguns municípios onde a Leishmaniose vem matando humanos e animais. Devem ser escolhidos entre 6 e 10 cidades, dependendo do aporte financeiro.

O tucano recebeu esta informação ao protocolar um documento dirigido ao Secretário da Vigilância Sanitária, Gérson Penna, no qual o deputado, a presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Vanice Orlandi, e o coordenador do Projeto Focinhos Gelados, Fowler Braga, reivindicam justamente a inclusão do encoleiramento como forma de conter a disseminação dessa grave zoonose, e principalmente, acabar com a cruel matança em massa de cães.

O deputado e os representantes da proteção animal entregaram suas demandas à Diretora de Vigilância Epidemiológica, Carla Magda Domingues, e à Coordenadora de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Antropozoonoses, Ana Nilce Elkhoury. No encontro, tiveram a oportunidade de conversar longamente sobre diversos aspectos envolvendo o controle da Leishamaniose. Tripoli frisou que como representante do movimento de defesa dos animais no Congresso Nacional, não poderia mais silenciar diante dos métodos cruéis que vem atingindo os caes, muitas vezes arrancados de suas famílias para sacrifício, com embasamento em exames nem sempre confiáveis.

A presidente da Uipa afirmou que já existem inúmeros estudos que comprovam a eficácia do encoleiramento, e questionou o porquê da necessidade de novos testes. Ana Nilce explicou que apesar do encoleiramento em massa ter sido testado em algumas cidades do país, para o ministério ainda são necessárias mais informações com vistas a se demonstrar a eficiência da coleira não somente nos cães, mas na real redução da disseminação da doença na população humana. O deputado considera urgente estabelecer o encoleiramento e se dispôs a lutar e apresentar emenda orçamentária para garantir verbas para a aquisição dos insumos necessários.

Ana Nilce e Carla anunciaram ainda uma campanha publicitária abrangente que esta em elaboração, e deve atingir todo o país, com informações sobre a prevenção da Leishmaniose. O deputado Tripoli questionou sobre a possibilidade de mais municípios testarem a coleira, até com financiamento da iniciativa privada, para tornar o processo mais rápido. Ana Nilce admitiu que esta possibilidade existe, e o deputado pretende buscar o apoio de prefeitos e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Ja o coordenador do Projeto Focinhos Gelados, que desde 2006 promove seminários e eventos educativos envolvendo temas ligados a Leishmaniose, aproveitou para protocolar ofício convidando o Ministério da Saúde a se fazer representar no próximo evento da ONG, que deve acontecer nos próximos meses, tendo como público alvo médicos veterinários, zootecnistas, biólogos e estudantes.

"Existem evidências positivas sobre o uso da coleira. Inclusive, a Organização Mundial de Saúde recomenda em seu relatório sobre doenças transmitidas por vetores que os donos as usem em seus cães como medida preventiva", argumenta Vanice Orlandi. A presidente da Uipa lembra que além de repelir, a deltametrina mata o mosquito palha, transmissor da Leishmaniose. Já Tripoli ressaltou que o encoleiramento importa em gastos menores do que os empregados com a matança, que além de cruel, é dispendiosa aos cofres públicos. "Não se justifica continuar fazendo o que comprovadamente é caro, ineficaz e cruel", sublinhou o parlamentar paulista. (Da assessoria do deputado)

Nenhum comentário: