3 de ago. de 2009

"Estadão" amordaçado

Virgílio recorre ao CNJ contra magistrado que feriu liberdade de imprensa

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), apresentou nesta segunda-feira uma denúncia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Na última sexta-feira, o magistrado proibiu o jornal “O Estado de São Paulo” de publicar matérias com dados sigilosos da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que investiga Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sob pena de pagamento de multa de R$ 150 mil por reportagem.

Proteção indevida - O pedido para impedir a publicação de notícias foi feito por Fernando Sarney. Virgílio acredita que o pai dele usou o seu peso político para censurar o jornal, de forma criminosa, na tentativa de proteger o filho. “Isso mostra que o grupo do presidente do Senado parece uma centopéia que tem tentáculos espalhados por tudo quanto é lugar”, afirmou.

Para o tucano, o magistrado deveria ter se recusado a decidir a ação devido a sua ligação com Sarney e com o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia. “Ele arranjou uma confusão da grossa. Ele poderia ter se declarar impedido, passar ao largo disso, mas devido a essa relação tão antiga já foi assinando qualquer ilegalidade”, condenou. No fim de semana, o jornal publicou uma foto na qual o desembargador aparece ao lado de Sarney no casamento de uma filha de Agaciel.

O senador afirmou também que Dácio Vieira era consultor jurídico da Gráfica do Senado quando efetivou 82 estagiários, contrariando a Constituição Federal. Além da denúncia, Virgílio apresentou requerimento propondo voto de desagravo ao jornal "O Estado de S. Paulo". Para o tucano, a publicação foi vítima de censura. “É uma tentativa de amordaçamento da imprensa em pleno Estado Democrático de Direito. Isso acontecia no tempo da ditadura. É inaceitável que se repita na democracia”, disse Virgílio.(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ag. Senado)

Um comentário:

Anônimo disse...

Estamos caminhando infelizmente no caminho inverso da democracia,MORDAÇA,Censura,Direitos e arantias individuais não respeitados,reflexo de Serra.
map