3 de ago. de 2009

Expectativas


Tucanos apontam prioridades na pauta pós-recesso

O Congresso Nacional retoma suas atividades nesta segunda-feira após duas semanas de recesso parlamentar. No Senado, a semana começa com uma pauta ainda ligada à crise que atinge a Casa. Amanhã, o Conselho de Ética se reúne para iniciar a discussão sobre os 11 pedidos de investigação contra José Sarney (PMDB-AP). Na Câmara, mais uma vez medidas provisórias trancam a pauta – as MPs 460 e 462, apesar de existir a possibilidade de convocação de sessões extraordinárias para votação de projetos de lei.

Sem novos impostos - De acordo com o 1º vice-líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), um dos assuntos que devem ser acompanhados pelo partido neste mês é o marco regulatório do pré-sal, objeto de propostas a serem encaminhadas pelo Planalto ao Legislativo. Ainda segundo ele, os tucanos também estarão atentos às avaliações da crise econômica e aos instrumentos utilizados para enfrentá-la. “Não há a menor possibilidade de ser criado nenhum imposto. Além disso, o governo deve priorizar os investimentos públicos em vez de ampliar despesas”, afirmou.

Vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR) acredita que o semestre será difícil por conta da crise envolvendo a Casa. “No entanto, será um período muito importante para recuperar a imagem da instituição, e vamos lutar para dar respostas à população”, disse o tucano. O parlamentar destacou ainda as atividades da CPI da Petrobras, que retoma as reuniões na próxima quinta-feira. De acordo com Alvaro, a estratégia da oposição é driblar a blindagem do governo contra as investigações das denúncias contra a estatal. “O nosso objetivo é criar uma parceria com o Ministério Público e enviar, em forma de representação assinada pelos partidos de oposição, todas as denúncias que a base aliada não quiser investigar”, alertou. (Reportagem: Alessandra Galvão)

Nenhum comentário: