26 de ago. de 2009

Questionamento

Angra 3: Tripoli quer mais detalhes sobre licenciamento ambiental

O deputado Ricardo Tripoli (SP) apresentou ontem novo requerimento de informações ao Ministério do Meio Ambiente para ter acesso aos detalhes sobre o processo de licenciamento ambiental da usina nuclear de Angra 3.

Danos irreversíveis - No documento apresentado ao plenário da Câmara, o tucano questiona quais são os efeitos das cláusulas da licença de instalação que obrigam a elaboração de projetos de construção de depósitos finais para os rejeitos nucleares.

O parlamentar paulista insiste nas explicações pois teme que as obras de instalação da usina, já autorizadas pelo Ibama, causem danos irreversíveis ao meio ambiente. "É imprescindível saber como reverter a situação se esses depósitos não forem construídos", frisou. O deputado também quer saber qual é o prazo previsto para que a Comissão Nacional de Energia Nuclear elabore e apresente o projeto para os depósitos que armazenarão o material radioativo.

Outra preocupação de Tripoli é com os custos previstos para a obra. No requerimento, o deputado indaga se o governo federal tem recursos para elaborar e executar o projeto que abrange o depósito final. O documento ainda solicita esclarecimentos sobre as conclusões dos estudos de análise de risco ambiental; quais as condicionantes previstas na licença de instalação e qual o prazo previsto para a implementação de cada etapa. (Da assessoria do deputado/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: