26 de ago. de 2009

Mudanças climáticas

Duarte cobra postura firme do Brasil na Conferência de Copenhague

O 1º vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), cobrou uma postura mais ousada do governo e da diplomacia brasileira visando a abertura de mercado à produção brasileira. Para isso, o tucano alertou que é necessário ao Brasil adotar uma postura mais afirmativa na Conferência sobre Mudanças Climáticas que ocorrerá em dezembro, em Copenhague, na qual serão atualizados os termos do Protocolo de Kyoto.

Impacto no agronegócio - Duarte afirmou que a sustentabilidade torna-se, cada vez mais, a medida de inserção de um país no mercado mundial. Para ele, o debate sobre mudanças climáticas afetará o agronegócio em todo o mundo, pois será um ponto central nas negociações comerciais. Segundo ele, o encontro em Copenhague deve ser visto como uma oportunidade para o Brasil firmar sua posição de liderança nas discussões.

O tucano alertou para o fato de que faltam apenas quatro meses para o evento e o Brasil até agora não se posicionou. “Nossa diplomacia ainda espera que a Rodada de Doha ressurja das cinzas e não investe em acordos e parcerias estratégicas. Essa postura confusa reflete o vazio existencial do governo, pois pela nossa expressiva participação no comércio internacional e pelo potencial que temos para suprir o aumento da demanda mundial de alimentos, energia e fibra, o Brasil é visto como um país-chave nas grandes negociações e espera-se dele um posicionamento de líder. No entanto, nossa atuação diplomática supõe que somos um país complexado e com dificuldade de autoafirmação”, lamentou. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: