11 de set. de 2009

Contra trabalho infantil

Lúcia Vânia defende continuidade do Peti

A senadora Lúcia Vânia (GO) alertou para reportagem do “Jornal Nacional” que denunciou o trabalho infantil em casas de farinha em Jucati (PE). Com a reportagem, afirmou a tucana, a TV Globo contribui para combater um problema com forte impacto social. “A inserção precoce de crianças e adolescentes no mercado traz danos irreversíveis a sua saúde física, mental e emocional”, apontou.

DANOS

A parlamentar defendeu a continuidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), lançado em 1996 no governo FHC, para "prevenir a atrofia" que esse tipo de atividade causa ao desenvolvimento social e econômico do país. Ela lembrou que a prática do trabalho infantil está relacionada à pobreza, à desigualdade social, bem como a fatores de natureza cultural, econômica e de organização social da produção.

De acordo com o IBGE, no início da década de 90 havia 8,4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando. Em 2001, informou a senadora, esse número passou para 5,4 milhões, o que, em sua opinião, demonstra o resultado da implementação do Peti.

A tucana também ressaltou os vários programas de governos e ações de ONGs que tornaram o Brasil referência mundial no combate ao trabalho infantil. Ela destacou ainda que um dos principais objetivos alcançados por essas ações foi a conscientização da sociedade de que essa questão representa um grave problema social. (Da redação com Ag. Senado)

Nenhum comentário: