O estado do Pará está ameaçado de perder sua dotação de verbas federais para segurança pública, conforme explicou nesta sexta-feira o senador Mário Couto (PA), em discurso na tribuna. De acordo com o tucano, a governadora Ana Júlia Carepa não teria prestado contas de R$ 22 milhões recebidos do governo federal em 2008, dentro do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania, do Ministério da Justiça.
Corrupção desenfreada - “A governadora gastou uma parte, não prestou contas e devolveu o resto. Por isso, não receberá mais verbas do programa. Ela está brincando de governar. Isso é inacreditável”, protestou. Segundo Mário Couto, o Ministério da Justiça suspenderá o envio de verbas porque o Governo do Pará não teria utilizado o recurso em programas factíveis, dentro dos prazos previstos. Ele elogiou o Governo do Distrito Federal, por ter executado corretamente os programas. "Por isso, está com os recursos para 2009 garantidos", disse.
O senador afirmou que o povo paraense está abandonado, em especial a população do interior do estado, que não conta com qualquer ação de segurança. Ao comentar argumentos da governadora sobre falta de recursos, Mario Couto disse não haver "cofre que aguente tanto desmando e corrupção desenfreada”. “Começo a entender porque o paraense está sem educação, sem saúde e sem segurança”, lamentou.
O parlamentar tucano protestou ainda contra irregularidades em serviços de asfaltamento feitos na Vila do Cuiarana, município de Salinas. As obras concluídas em agosto foram inaugurados pela governadora Ana Júlia somente em setembro. No entanto, explicou Couto, com apenas um mês de uso, o asfaltamento realizado já estava todo danificado.
“Isso é uma covardia, uma falta de respeito com o povo paraense. Os responsáveis têm que ir para a cadeia”, concluiu ele, mostrando fotos da estrada. (Reportagem: Da redação com Agência Senado/ Fotos: Agência Senado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário