26 de nov. de 2009

Agir com rapidez

Kaefer defende criação de sistema de alerta contra desaparecimentos

Criar um sistema de divulgação nos meios de comunicação que possibilite encontrar e resgatar com segurança crianças desaparecidas. É esse o objetivo de projeto de lei apresentado pelo deputado Alfredo Kaefer (PR). “Especialistas dizem que as primeiras horas após o desaparecimento da criança são críticas para sua recuperação, porque a cada hora que passa aumentam as chances de o seqüestrador se afastar do local”, explica o tucano. No Brasil, estima-se que 40 mil crianças e adolescentes sumam anualmente.

Inspirado em modelo americano - O projeto de "Alerta Amber" proposto pelo deputado se baseia em sistema adotado nos Estados Unidos, onde 800 mil crianças e adolescentes desaparecem todos os anos. O alerta é uma homenagem a uma garota de Arlington, Texas, seqüestrada e morta em 1996.

Ela tinha 9 anos à época e estava passeando de bicicleta perto de sua casa quando foi raptada por um homem com uma caminhonete. Seu corpo foi encontrado quatro dias depois em um canal a 6 km de sua casa. O crime jamais foi esclarecido.


Pelo projeto, os veículos de comunicação eletrônicos (rádio e televisão) ficam obrigados a veicular alertas com nome, descrição e imagens de crianças desaparecidas nas primeiras horas do ocorrido, desde que comprovada a situação por autoridade policial. “Temos estatísticas mostrando que esse tipo de alerta tem ajudado na recuperação de crianças e adolescentes seqüestrados nos Estados Unidos, onde o sistema existe há alguns anos”, diz Kaefer.

Segundo o deputado do PSDB, o destino destas crianças é quase sempre trágico, podendo ser vítimas de tráfico de órgãos, exploração sexual e adoções ilegais, semdp que a maioria dos casos termina com violência sexual e homicídio. "Por isso mesmo, uma rápida divulgação do desaparecimento nas redes de televisão e rádio vai aumentar bastante a possibilidade de sucesso em resgatar essas vidas”, enfatiza. O projeto tramita na Câmara apensado a outra proposta e aguarda a formação de uma comissão temporária específica para sua análise. (Da redação com assessoria do deputado/Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: