26 de nov. de 2009

Melhorar a estrutura

Senadora cobra ações para fortalecer combate à violência contra mulher

A senadora Lúcia Vânia (GO) cobrou nesta quinta-feira (26) melhoria nas delegacias, ampliação dos abrigos e oferta de apoio psicológico para ajudar no combate à violência contra a mulher no país. Segundo a tucana, isso é fundamental para o cumprimento efetivo da Lei Maria da Penha, que completou três anos em agosto. A parlamentar alerta que tanto a polícia quanto a Justiça não têm estrutura suficiente para atender ao crescimento do número de denúncias ocorrida a partir da aplicação dessa lei de combate à violência doméstica.

Aumento do número de atendimentos - No lançamento da campanha "Uma Vida sem Violência é um Direito de Todas as Mulheres", ocorrida nesta quarta-feira (25), o governo fez um balanço da Central de Atendimento à Mulher. Em quase quatro anos de funcionamento, foram 791 mil registros neste sistema telefônico - aumento de 1.704% entre abril de 2006 e outubro de 2009. A entrada em vigor da Lei Maria da Penha foi apontada como um dos motivos que explicam o crescimento, junto a ações como o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e capacitação dos atendentes.

“A lei é muito benéfica e ajuda a banirmos essa violência no Brasil. Mas é importante adotar outras ações para que a aplicação dela seja mais efetiva”, completou. Antes dela, o agressor recebia uma pena leve, como prestar serviço comunitário ou doar uma cesta básica. “Isso o deixava à vontade para continuar agredindo, o que aumentava muito a reincidência”, lembrou.

Para a senadora, os abrigos possibilitariam a retirada da mulher de um ambiente hostil, onde ela sofre ameaças e tem dificuldade de permanência. Lúcia Vânia acredita que a auto estima feminina aumenta na medida em que elas começam a refletir e a não mais permitir que determinadas violências sejam cometidas contra elas. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: