26 de nov. de 2009

Nobel brasileiro

Prêmio incentiva pesquisa em prol do desenvolvimento humano

A senadora Marisa Serrano (MS) apresentou projeto de lei que institui o “Prêmio Brasil de Incentivo à Pesquisa e à Aplicação de Conhecimentos e de Tecnologia para o Desenvolvimento Humano”. De acordo com a proposta, serão premiados trabalhos realizados tanto no território nacional quanto nos países fronteiriços.

Recompensa merecida - “Estou propondo a instituição de um verdadeiro Prêmio Nobel brasileiro", afirmou a tucana. Segundo o projeto, o Prêmio Brasil será pago com recursos previstos no orçamento, em um total de R$ 62 milhões, reajustável anualmente para evitar desvalorização. Este valor equivale a um centésimo por cento (0,01%) dos orçamentos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário Federais e do Ministério Público da União, excluídos os valores referentes às transferências constitucionais e ao refinanciamento da dívida pública federal, entre outros.

A premiação ocorreria anualmente em 10 de novembro, Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para Marisa, a iniciativa vai incentivar pesquisas e outras atividades que contribuam para o desenvolvimento humano. “Precisamos reconhecer e recompensar, mediante a entrega de prêmios, os esforços empreendidos por pesquisadores, empresas, instituições, entidades, organismos, governos e até mesmo por pessoas ou grupos que, por iniciativa própria, desenvolvam pesquisas ou atividades com resultados benéficos à população”, explicou a tucana.

Ainda segundo a parlamentar, um dos aspectos importantes do Prêmio Brasil é que a iniciativa não se destina a recompensar apenas o esforço de pesquisadores de áreas que cuidam prioritariamente de tecnologia. “Proponho que pesquisas e atividades das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança pública, justiça, agropecuária, cultura e esportes, entre outras, possam ser agraciadas”, apontou. (Da assessoria/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: