20 de nov. de 2009

Autoritarismo

Tentativa do PT de controlar a imprensa é inspirada em Chávez

Os deputados Antonio Carlos Pannunzio (SP) e Silvio Torres (SP) condenaram nesta sexta-feira (20) mais uma tentativa do PT de controlar a imprensa. Para os tucanos, a estratégia petista é semelhante à política autoritária adotada contra os meios de comunicação pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Em outros países da América Latina - como a Argentina - também estão em andamento tentativas de ataque à mídia.

"Vergonhosa" - No documento aprovado pelo diretório do partido a ser levado para a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), fica expressa a defesa do controle público dos meios de comunicação e a criação de mecanismos de sanção à imprensa. No texto, o PT também pede mudanças no atual modelo de outorga de concessões no setor de comunicação, considerado pela legenda “anacrônico, autoritário e que privilegia grupos comerciais em detrimento dos interesses da população".

Pannunzio classificou a tentativa petista de “vergonhosa”. “É algo claramente inspirado no modelo chavista. A prática é típica de governos autoritários, que só vão se considerar realizados quando a mídia publicar apenas o que eles querem. Esse é o objetivo do PT, mas precisamos resistir a isso”, criticou.

Jornalista, Torres afirmou que a estratégia petista é manipuladora. “Essa tentativa deixa transparecer um viés antidemocrático que acaba se assemelhando a outros governos autoritários como o do Chavez”, comparou. “O controle da mídia é uma forma de manipular a sociedade nesse tempo de governo que ainda resta ao PT. Diante da possibilidade de deixar o Planalto, o partido talvez queria fazer um discurso para agradar uma parte da esquerda que não sabe conviver com a democracia”, alertou o tucano.

A direção da Associação Nacional de Jornais (ANJ) também reagiu à proposta do PT de patrocinar mudanças no sistema de comunicação brasileiro. Para a instituição, toda iniciativa de controle dos meios de comunicação é preocupante. A ANJ lembra que a Constituição é categórica no sentido de que a liberdade de expressão deve ser exercida sem controles e observa que recente acórdão do julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Lei de Imprensa reafirmou com clareza o valor da liberdade de imprensa.

Essa não é a primeira vez que os petistas atacam a imprensa. O ano de 2004, por exemplo, ficou marcado na história do PT por dois fatos com péssima repercussão na sociedade. Primeiro o partido e o seu governo apoiaram a frustrada tentativa de criação do Conselho Federal de Jornalismo. No mesmo ano, o Planalto tentou expulsar o jornalista Larry Rohter do Brasil por causa de reportagem que desagradou o presidente Lula.

Organizada pelo governo e entidades sindicais, a Confecom ocorrerá de 14 a 17 de dezembro. A conferência tem como objetivo levantar propostas para nortear a elaboração de políticas públicas para o setor. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Fotos: Du Lacerda)


Leia também:

Comentário: Contra a liberdade de expressão

Nenhum comentário: