20 de nov. de 2009

Inaceitável

Rogério Marinho cobra explicações sobre agressão a blogueira cubana

O deputado Rogério Marinho (RN) quer que o Ministério das Relações Exteriores peça explicações à Embaixada de Cuba sobre a agressão a blogueira Yoani Sánches ocorrida em 6 de novembro. Reconhecida como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Times, ela pretendia participar, em Havana, de manifestação contra a violência mundial, mas teria sido detida e agredida por agentes de segurança.

Liberdade coagida - "Ela sofreu puxões de cabelo e chutes ao se recusar a entrar no veículo e acabou deixada próximo a sua casa. O ocorrido deve-se ao fato dela ser blogueira considerada contra-revolucionária, bem como inimiga do estado de Cuba", relatou Rogério Marinho em seu requerimento. Para o tucano, essa agressão representa coação à liberdade de expressão.

"Precisamos analisar esse caso de maneira crítica, pois o direito à liberdade garante ao indivíduo se comportar de acordo com seus legítimos interesses, os quais são fatores determinantes para a participação da vida política de um país”, argumentou o parlamentar, que anunciou, em plenário, a apresentação do requerimento. Para Marinho, cabe agora à Embaixada de Cuba justificar os "fatos danosos" de maneira congruente, já que a blogueira teve sua integridade física e sua liberdade de expressão nitidamente desrespeitadas.

Veja o blog "Generación Y" AQUI (em Português)

(Da redação com assessoria do deputado/Foto: divulgação)

Nenhum comentário: