3 de nov. de 2009

Desenvolvimento

Albano Franco pede instalação de usina nuclear em Sergipe

O deputado Albano Franco (SE) defendeu nesta terça-feira (3) a instalação, em Sergipe, da primeira usina nuclear do Nordeste. Em pronunciamento, o parlamentar apontou uma série de argumentos técnicos e políticos para que o governo federal escolha o estado. Segundo ele, essa decisão corrigiria o "tratamento injusto" do União com Sergipe que, segundo ele, tem contribuído muito com as suas riquezas minerais e energéticas para o desenvolvimento nacional.

Impacto econômico - Albano destacou as vantagens oferecidas pelo estado, como a ampla infraestrutura de linhas de transmissão em razão de sediar a hidrelétrica de Xingó. Além disso, o tucano afirmou que a escolha representaria uma forma de minimizar o fato de Sergipe não ter sido contemplado na distribuição dos investimentos de infraestrutura e no campo produtivo patrocinados pelo governo federal. De acordo com o parlamentar, reportagem da edição 955 da revista Exame comprova a "flagrante desigualdade" de tratamento em relação aos demais estados da região.

O tucano disse ainda que os investimentos de US$ 8 bilhões na usina terão poderosos efeitos econômicos que nenhum governador nordestino, por mais preconceituoso que seja quanto ao uso da energia nuclear, poderá desprezar. "Nesse sentido, com maior ou menor ímpeto, os governos dos citados estados estão se mobilizando para conseguir essa obra estruturante de grande impacto desenvolvimentista", apontou.

Na avaliação de Albano, não dúvidas de que o Brasil precisa urgentemente diversificar sua matriz energética em razão da proximidade do esgotamento de seu potencial hidrelétrico. Foi com base nessa perspectiva que o governo decidiu, mesmo tardiamente, ampliar e diversificar a capacidade geradora do país a partir da instalação de quatro centrais nucleares até 2030. Duas ficarão no Nordeste: uma entre Recife e Salvador. A outra depende da escolha do governo federal.

De acordo com o próprio presidente da Eletronuclear, Luiz Othon Pinheiro, a decisão final será política. No campo técnico, estados como Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia parecem tecnicamente aptos para receber a usina, segundo Albano. "O que pesará, portanto, será a decisão do presidente da República", reiterou o deputado do PSDB. (Reportagem: Marcos Côrtes/Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: