3 de nov. de 2009

Habitação

Deputados exigem investigação sobre privilégio a corretora de petistas

Parlamentares do PSDB cobraram nesta terça-feira (3) investigação rigorosa da denúncia de que uma corretora dirigida por sindicalistas da Caixa Econômica Federal que são filiados ao PT e também doadores de candidatos do partido é a maior negociadora de seguros de entrega de obras do "Minha Casa, Minha Vida". De acordo com a "Folha de S. Paulo", a Fenae Corretora é a única a ter acordo com a Caixa para a venda do seguro-garantia do programa habitacional lançado pelo Planalto há sete meses.

República sindicalista em ação - “Essa denúncia justifica mais do que nunca o jargão 'república sindicalista' e mostra que o aparelhamento do Estado é uma realidade na gestão Lula. A indicação parece ter sido o critério usado pela gestão do PT para essa escolha no programa habitacional”, reprovou o deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP) ao comentar o negócio milionário.

As construtoras que participam do "Minha Casa, Minha Vida" são obrigadas a contratar um seguro para garantir a entrega das moradias caso as próprias empreiteiras não cumpram o prometido. O programa promete investir R$ 34 bilhões na construção de um milhão de casas populares até 2010. O valor a ser segurado é de 10% de cada obra. Isso representaria um prêmio de cerca de R$ 40 milhões para as seguradoras que atuarem nesse nicho.

Assim como Pannunzio, os deputados Duarte Nogueira (SP) e Renato Amary (SP) defendem a apuração das denúncias. “Esse é mais um flagrante dos privilégios concedidos a pessoas ligadas ao PT, um mau exemplo do uso dos recursos públicos em prol de interesses partidários", afirmou Duarte. “É indispensável uma apuração bastante rigorosa para apurar e esclarecer essa denúncia”, completou Amary. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: