23 de nov. de 2009

Diplomacia

Missão parlamentar atua para evitar conflitos na América do Sul

Recém-chegado da missão parlamentar que visitou Venezuela, Colômbia e Equador, o deputado Professor Ruy Pauletti (RS) destacou nesta segunda-feira (23) a importância de o Congresso brasileiro empenhar-se na busca de soluções para os conflitos que envolvem esses países vizinhos. As três nações vivem clima de tensão em virtude da instalação de bases militares dos Estados Unidos na Colômbia e da presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nas fronteiras com a Venezuela e o Equador.

Sucesso - “Nos comprometemos a colaborar para solucionar a crise em uma viagem que foi um sucesso. Tivemos a oportunidade de ver de perto a situação dos países e conversamos com autoridades, parlamentares e embaixadores dos países envolvidos”, relatou Pauletti.

A comissão conversou com os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Equador, Rafael Correa, além de chanceleres, ministros da Defesa e chefes do Legislativo. Os deputados não foram recebidos pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Pauletti ressaltou a relevância da participação dos parlamentares para evitar o conflito regional. “Apenas representantes do Executivo costumam se envolver nessas questões. Mas é importante que o Parlamento participe da integração entre os países da América Latina”, defendeu o tucano, integrante da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

De acordo com Pauletti, além do atrito entre os países, a comissão também debateu temas comuns à América Latina. “Discutimos questões como o combate às drogas, à violência e ao contrabando e problemas de segurança interna, além dos efeitos da crise econômica”, afirmou. A viagem ocorreu de 15 a 21 de novembro. Além do tucano, participaram da delegação os deputados Raul Jungmann (PPS-PE), Emiliano José (PT-BA) e Cláudio Cajado (DEM-BA). (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: