23 de nov. de 2009

Ministra no palanque

Tucanos criticam Dilma e cobram explicações sobre blecaute

Deputados do PSDB criticaram nesta segunda-feira (23) declarações da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, feitas no fim de semana. Além de não explicar as causas do blecaute que atingiu 18 estados há duas semanas, a petista errou ao criticar o racionamento de energia adotado durante o governo FHC. Ao tratar do apagão que prejudicou cerca de 60 milhões de brasileiros, a petista usou de ironia e disse que, ao contrário do ocorrido há oito anos, as árvores do Natal do país estarão iluminadas neste ano.

Psicanálise explica - “Essa obsessão em voltar ao governo Fernando Henrique é algo que a psicanálise explica. Em vez de apresentar à sociedade uma explicação sobre o blecaute, o governo acusa. Além disso, toda comparação deve respeitar as circunstâncias do fato ocorrido”, afirmou o deputado Gustavo Fruet (PR).

“Eles transformam um problema que atingiu mais de 60 milhões de brasileiros em um contra-ataque eleitoral. O Planalto precisa efetivamente responder sobre o apagão e perceber que os investimentos feitos foram insuficientes e precisam ser corrigidos”, destacou Edson Aparecido (SP).

Na entrevista, a ministra se referiu às grandiosas árvores de Natal que embelezam a Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio e o Parque do Ibirapuera em São Paulo. Mas, traída pela ironia, a petista não se deu conta de que nos anos de 2001 e 2002 – durante e depois do racionamento de energia – a árvore da capital carioca não deixou de brilhar. Já em São Paulo, o convênio da prefeitura com o Banco Santander, que permitiu a instalação da árvore de Natal no parque, só começou em 2002.

Para Edson Aparecido, a ministra e o presidente Lula precisam se preocupar em governar ao invés de tentar antecipar a campanha eleitoral. “A ministra faz como o presidente - ela não desce do palanque. Veja aí o PAC: já estamos quase no final do ano e até o momento só há 17% de execução dos recursos. Ao invés de transformar os problemas em uma luta eleitoral, o Planalto deveria se preocupar em resolvê-los”, disse. (Reportagem: Rafael Secunho/Fotos: Du Lacerda)

Um comentário:

Anônimo disse...

No governo FHC houve uma estiagem prolongada, esta foi, se não me falha memória, a causa do apagão. Hoje esta havendo excesso de chuva.
Na época, o governo FHC deixou um cronograma e uma séria de ações para que o Brasil não sofresse mais falta de energia.
O que foi que aconteceu?
O PT substituiu esse cronograma por um projeto próprio?
Ou simplesmente abandonou nas mãos de São Pedro?