5 de nov. de 2009

Empresa desnecessária

Nova estatal para cuidar do pré-sal é retrocesso, diz Alfredo Kaefer

O deputado Alfredo Kaefer (PR) voltou a se manifestar contra a criação da Petro-Sal, a estatal que o governo quer abrir para cuidar especificamente das reservas de petróleo do pré-sal. “Considero essa medida um verdadeiro retrocesso”, apontou nesta quarta-feira (4). O tucano integra a Comissão Especial que analisa esse projeto do Executivo. Ontem o colegiado aprovou o parecer do relator, deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG), que estabelece a criação da nova estatal.

"Petrossauro" - Segundo o parlamentar do PSDB, antes da quebra do monopólio da Petrobras, em 1997, a estatal era "um dinossauro num mercado globalizado e competitivo", algo que pode acontecer de novo agora com a Petro-Sal agora. "Na verdade, será uma Petrossauro”, ironizou. O parlamentar tucano lembrou ainda que o Brasil já havia avançado com essa quebra do monopólio e foi a partir disso que o país registrou crescimento significativo na produção de petróleo.

Na opinião de Kaefer, o Brasil já tem marco regulatório suficiente para atender à legislação do pré-sal, em especial a Lei do Petróleo e Gás de 1997. O parlamentar lembra ainda que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) tem poderes para fazer as concessões para exploração no setor. O deputado também considera importante discutir a distribuição dos royalties do petróleo que será retirado da nova área. Segundo ele, essa riqueza deve ser distribuída igualmente por todos os estados e municípios. (Da redação com assessoria do deputado/Foto: Du Lacerda)

Clique AQUI e assista a entrevista com o deputado Alfredo Kaefer

Leia também:

Nova estatal do petróleo ampliará inchaço da máquina pública

Um comentário:

anderson disse...

Exmo. Sr. Deputado,

Tomo a liberdade de discordar em partes do senhor.

Concordo que a criação da PETROSAL é uma besteira sem tamanho. Nos ensina o ditado popular que em time que está ganhando não se mexe. Eu acredito que nesse caso, aplica-se essa máxima.

Ao mesmo tempo, penso que há muito a ser discutido a respeito da partilha dos royaltes e outras receitas do Pré-Sal.

Eu não poderia dizer isso, mas, infelizmente, em nosso partido há muita movimentação para chegarmos novamente ao Planalto ou aos Palácios estaduais.

Deveríamos ter a mesma preocupação nesse momento de nos prepararmos para as eleições proporcionais e para a eleição ao Senado.

Infelizmente, essa matéria não será aprovada porque ela seja boa para o Brasil. Não é isso que está em discussão.

A matéria será aprovada, porque foi uma ordem do Lula e da Dilma e eles querem que seja assim. Como boa parte do Poder Legislativo está vendida, não terá coragem de votar contra!

Aproveito a oportunidade para convidar o senhor para fazer uma palestra para a JPSDB aqui da cidade de São Paulo/SP a respeito do Pré-Sal. Será muito importante conhecer mais a respeito do tema!

Abraço,

Anderson Gonçalves dos Santos
Secretário de Formação Política
JPSDB - Diretório Municipal São Paulo/SP
angssp@gmail.com
(11) 7599-6553