4 de nov. de 2009

Vagas para "companheiros"

Nova estatal do petróleo ampliará inchaço da máquina pública


O 1º vice-líder do PSDB na Câmara, deputado
Duarte Nogueira (SP), criticou a aprovação do relatório final da comissão especial que analisa a criação da Petro-Sal nesta quarta-feira (4). Na avaliação do tucano, a nova empresa contribuirá apenas para inchar ainda mais a máquina pública. O plenário da comissão aprovou o texto principal do parecer do relator, deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG), e seis destaques. Falta ainda analisar um último destaque, o que pode ocorrer após a sessão plenária desta noite.

Cargos para os companheiros - Para o tucano, o projeto cria mais uma estrutura que amplia os gastos públicos, uma marca da gestão Lula. Segundo dados oficiais, apenas entre setembro de 2008 e o mesmo mês deste ano, as despesas da União cresceram 16%, passando de R$ 306 bilhões para R$ 356 bilhões. Desde a posse de Lula, em 2003, o número de servidores saltou de 456 mil para 544,7 mil, um incremento de 19,2%.

“A Petro-Sal representa a criação de novos aparelhos estatais, enquanto os gastos correntes crescem e o país amarga a queda de receitas. Em vez disso, deveríamos fortalecer estruturas já existentes como a Agência Nacional do Petróleo, a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia”, destacou o deputado.

Segundo o projeto do governo, na Petro-Sal trabalharão mais de 100 funcionários. Para Duarte, o objetivo do governo Lula é criar mais postos para abrigar "companheiros", simpatizantes e defensores da gestão do PT para inchar a máquina pública em detrimento de resultados mais efetivos dos recursos públicos.

O tucano lamentou que todos os destaques apresentados pela oposição tenham sido rejeitados na comissão especial. “Mais uma vez o rolo compressor falou mais alto. Tentaremos no plenário minimizar os efeitos danosos desse projeto que enfraquece as estruturas estatais já existentes”, destacou o vice-líder. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: