12 de nov. de 2009

Pedido de explicações

Virgílio pede à Casa Civil informações sobre viagens de Dilma com Lula


Quantas viagens a ministra Dilma Rousseff fez em companhia do presidente Lula, de junho de 2005 até hoje? Essa pergunta consta em requerimento apresentado pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), a ser enviado à Casa Civil. O tucano quer saber datas, custos, destinos, integrantes da comitiva e justificativas para cada um dos deslocamentos.

Confusão - “Nos últimos meses temos visto a ministra Dilma acompanhar o presidente em diversos eventos com as mais variadas finalidades. O argumento é de que ela par­­ticipa desses atos da administração porque estariam relacionados à sua atividade institucional", afirmou o senador.

“Ocorre que, como temos visto na mídia, essas viagens são acompanhadas de festas, entregas de prêmios, presença de autoridades e cantores e até mesmo discursos políticos, o que transforma esses eventos em uma confusão entre atividade administrativa e palanque político-eleitoral”, alertou.


Virgílio destaca ainda que o calendário do Tribunal Superior Eleitoral determina o dia 6 de julho de 2010 como o início do período permitido para campanha política com vistas às eleições de outubro do ano que vem. Por isso, o requerimento tem por objetivo determinar se as viagens de Dilma Rousseff deveriam ser caracterizadas como atos de campanha ou como ações administrativas, além de avaliar se os gastos empreendidos com essas viagens não caracterizariam uso indevido da máquina pública. (Da redação com assessoria/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: