A deputada Professora Raquel Teixeira (GO) criticou nesta quinta-feira (11) o Ministério da Educação por inflar dados sobre as atividades da pasta em propaganda que começou a veicular nesta semana com o slogan “Nunca se investiu tanto em educação”. Um exemplo é o anúncio do governo Lula citando mil novas creches em todo o país, enquanto o próprio MEC admite que nenhuma delas está pronta - todas encontram-se em fase de licitação ou construção. Para a tucana, mais uma vez o atual governo fala muito e faz pouco.
Não sai do papel - Na avaliação da vice-líder do PSDB na Câmara, a questão das creches no país é gravíssima. “O ministério anuncia a construção de novas creches, mas elas não saem do papel. Este é um governo marcado pelo anúncio das obras não realizadas”, afirmou. Em relação às escolas técnicas, a propaganda anuncia que o Brasil poderá contar com 214 novas instituições já no ano que vem. No entanto, só 96 novas unidades estão funcionando.
Ou seja, o governo terá de correr para entregar, em ano eleitoral, as outras 118 escolas técnicas prometidas. Segundo Raquel Teixeira, algumas citadas pelo ministério foram meras reinaugurações de escolas já existentes que só mudaram de nome. Para a tucana, há uma grande dificuldade de gestão no governo Lula. “Eles anunciam conquistas que só estão na intenção. Se pudéssemos anunciar tudo que está apenas na esfera da intenção, seria fácil governar”, ressaltou.
Raquel Teixeira citou uma situação de consequência negativa da falta de ações educativas. "Em todos os países avançados há uma consciência de que o combate à violência passa não só pela repressão de uma situação já criada pela droga, tráfico ou violência, mas principalmente pela prevenção que pode ver feita na infância, inclusive nas salas de aula", apontou. Ou seja, se as ações propagandeadas pelo MEC já estivessem em vigor, haveria uma melhor perspectiva de mudança nesse quadro de violência destacado pela parlamentar.
Na avaliação do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), o governo Lula tem uma grande dificuldade de gestão que vem se revelando em todos os setores, inclusive na educação. “O governo é lento, faz anúncios, mas depois tem grande dificuldades em transformar planos em realidade”, apontou o tucano. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Du Lacerda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário