25 de nov. de 2009

Perspectiva positiva

Albano destaca potencial de Sergipe na exploração de petróleo

O deputado Albano Franco (SE) destacou, em discurso na tribuna, as declarações de um técnico da Petrobras afirmando que o mar de Sergipe tem o maior potencial em águas profundas do Nordeste e que a estatal pretende investir cerca de US$ 1 bilhão em seu estado e em Alagoas no próximo ano.

Queda neste ano - “O anúncio do gerente geral da Petrobras em Sergipe e Alagoas nos dá um certo conforto, pois neste ano presenciamos uma queda da produção em Piranema. Esse fato causou uma série de problemas para as prefeituras que recebiam royalties decorrentes dessa produção e viram suas receitas diminuírem mês a mês”, afirmou Albano.

O tucano lembrou que Sergipe tem um grande potencial para a exploração petrolífera, mas neste momento enfrente um momento de queda. O parlamentar sugeriu que a Petrobras inicie com brevidade os trabalhos na camada pré-sal do estado.

“Digo isto amparado em pesquisa do Dieese mostrando que a produção total de petróleo em mar de Sergipe corresponde à 25,4% da produção total do país. Mas que neste ano houve uma queda de 34% entre janeiro e setembro se comparado com o mesmo período do ano passado ”, ressaltou o deputado. “Seria muito bom para o país e para o Nordeste a recuperação dessa queda de petróleo já no próximo ano”, reiterou. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: